Os Órfãos (“The Turning”)

Baseado num famoso livro de Henry James escrito em 1898 chamado “A Volta do Parafuso” e trazido para a atualidade, a história mostra Mackenzie Davis do mais recente “Exterminador do Futuro” como Kate, uma babá que vai tomar conta de duas crianças numa grande mansão após os pais delas terem morrido misteriosamente num acidente. Mal ela sabe que existem forças naturais à espreita.

A produção se passa inexplicavelmente nos anos 90 e o roteiro faz questão de frisar isso falando da morte do vocalista do Nirvana, Kurt Cobain. Nada disso é relevante na história, pois até o uso de celulares que na época ainda não existiam não influenciaria. Aliás, os próprios diálogos já começam duvidosos nos primeiros minutos de projeção quando Kate abandona a escola onde é professora para ser a tutora da menina mais nova da mansão e justifica para amiga que ela fez isso porque quer fazer alguma diferença no mundo. Se existe algo que fala mais diferença do que ser professora e educar dezenas de crianças, não sei mais dizer.

Mal ela chega na casa e os eventos fantasmagóricos, visões, etc, começam a acontecer. Há muitos sustos bem feitos, mas outros onde o diretor não parece ter muita noção de posicionamento de câmera ou edição, pois dificilmente o espectador vai conseguir se localizar dentro da cena.

O último ato é um desastre e destrói o filme. Mas destrói sem deixar pedra sobre pedra. Começa quando conseguimos entender o que aconteceu na mansão e a maneira que o diretor escolheu para materializar isso é realmente amadora e batida nas piores produções de terror.

Só que nos últimos dez minutos de filme, o roteiro simplesmente enlouquece, surta, pira, perde o sentido, perde a compostura, perde a noção e entrega o desfecho ininteligível. E se explicar piora. Poucos filmes conseguiram ser uma decepção tão grande no final. Caiu do penhasco.

Os Órfãos” tinha uma premissa cheia de lugares comuns, mas poderia ser bem conduzido. Infelizmente escolheram fazer algo que ninguém entendeu e muito menos comprou. Acho que nem eles.

Ficha Técnica

Elenco:
Mackenzie Davis
Finn Wolfhard
Brooklynn Prince
Barbara Marten
Joely Richardson
Niall Greig Fulton
Denna Thomsen
Kim Adis

Direção:
Floria Sigismondi

Produção:
Scott Bernstein
Roy Lee

Fotografia:
David Ungaro

Trilha Sonora:
Nathan Barr

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram