Os Suspeitos (“Prisoners”)

Genre :
Actor : , , , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

Não dá pra entender como a distribuidora brasileira atribuiu o título de “Os Suspeitos”, que já existe como o clássico de 1995 que entregou o icônico vilão Keyser Soze. Poderiam simplesmente chamar está nova e ótima produção de “Os Prisioneiros”, tradução literal e que faz bem mais sentido.

Nela, o Wolverine Hugh Jackman é Keller, pai de família que tem a sua filha sequestrada, junto com a de seu amigo. Investigado pelo detetive Loki (Jake Gyllenhaal de “Contra o Tempo”, surge um suspeito, o perturbado adolescente Alex (o sempre ótimo Paul Dano de “A Família Flynn”). Sem achar as meninas e ter provas contra Alex, este é solto para desespero de Keller. Convencido da culpa de Alex, Keller o sequestra e o tortura escondido de todos, enquanto Loki tenta juntar as peças de um quebra cabeça muito mais complexo que se pensava.

A combinação da direção precisa do canadense Denis Villeneuve, a atuação impecável do elenco e um roteiro elaborado como há muito não se vê, resulta num suspense de primeira linha que vai muito além do mistério. Todos os elementos da trama dependem da perfeita química entre os atores bem como de seus esforços individuais. Seja Jackman como um paranoico e desesperado pai, Dano como um adulto com a mente de uma criança de 10 anos ou Gyllenhaal como um policial cheio de tiques nervosos por conta de seu perfeccionismo. Isso deixa espaço para uma profunda análise de suas personalidades que fazem com que as suspeitas permeiem por vários personagens.

A história em si não é totalmente imprevisível, mas a maneira com que é conduzida, mas um quebra cabeça de pistas que se interligam com maestria. E ainda flerta com o polêmico tema que é a tortura que Keller faz com Alex para saber sobre o paradeiro de suas filhas e até onde isso é aceitável numa situação desesperadora. Destaque para a direção de Villeneuve que cria uma constante atmosfera de suspense e derrama um poderoso drama para que o espectador se sinta como parte da família do protagonista ou até mesmo o companheiro de polícia de Loki. E não da pra deixar de citar a trilha minimalista de Jóhan Jóhannsson (“Por Amor“) que prova que não precisa de barulhos altos para causar sustos, mas pequenos sons nas horas certas não conta de elevar a tensão.

Seu desfecho, apesar do espectador saber exatamente o que acontece depois, foi cortado na hora certa e dá o tom de tensão máxima até o último segundo. “Os Suspeitos” eleva o conceito de suspense e imerge o público numa trama em que todo segundo conta. Imperdível.

Ficha Técnica

Elenco:
Hugh Jackman
Jake Gyllenhaal
Viola Davis
Maria Bello
Terrence Howard
Melissa Leo
Paul Dano
Dylan Minnette
Zoe Borde
Erin Gerasimovich
Kyla Drew Simmons

Direção:
Denis Villeneuve

Produção:
Kira Davis
Broderick Johnson
Adam Kolbrenner
Andrew A. Kosove

Fotografia:
Roger Deakins

Trilha Sonora:
Jóhann Jóhannsson

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑