Os Últimos Dias em Marte (“The Last Days on Mars”)

Às vezes mais do mesmo é bom quando o mais é competente e o mesmo não se repete sempre. Sim, é um filme de ficção em Marte. Sim, é um filme com aliens. Sim, é um filme que tem até zumbis. Mas sem dúvida é o melhor filme de sci-fi marciano já feito nos últimos anos, visto que seus concorrentes tem o calibre de “Missão: Marte” ou “Planeta Vermelho”, ambos de 2000.

Liev Schreiber de “Os Brutamontes” faz parte de uma equipe que passou seis meses em Marte estudando possíveis vestígios de vida. Até que, próximo de partir, encontram uma bactéria que infecta o corpo do indivíduo, transformando-o numa espécie de zumbi. Então os astronautas devem correr contra o tempo e contra essa bactéria antes que matem todos na estação.

A fotografia de Robbie Ryan do premiado “Philomena” consegue dar ao espectador a devida extensão do planeta e, melhor, faz um excelente contraponto com a claustrofobia da estação espacial e dos veículos usados, sendo um elemento chave para a tensão crescente. Aliás, tanto o cenário interno, quanto a personalidade de cada personagem lembra um pouco o clássico “Alien – O Oitavo Passageiro”, logicamente incomparável, porém digno de nota.

Os efeitos especiais, mesmo discretos, não decepcionam, enquanto o roteiro coloca aos protagonistas obstáculos orgânicos sem forçar a barra com alguma sucessão inverossímil de tragédias ou sustos artificiais. E é esse ritmo misturado com uma história limpa de artifícios narrativos, objetiva e com comprometimento do elenco que faz “Os Últimos Dias de Marte” uma ficção diferenciada que merece um olhar não só dos amantes do gênero, como também do público em geral.

Ficha Técnica

Elenco:
Liev Schreiber
Elias Koteas
Romola Garai
Olivia Williams
Johnny Harris
Goran Kostic
Tom Cullen

Direção:
Ruairi Robinson

Produção:
Andrea Cornwell

Fotografia:
Robbie Ryan

Trilha Sonora:
Max Richter

 

1 Comment

Leave us a comment

  • candido jose
    on

    Ótima crítica. Justa porque o filme é bom sim. Parabéns. Abraços

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑