Os Últimos na Terra (“Z for Zachariah”)

Genre : ,
Actor : , ,
Country : , ,
Release Date : 2015

Baseado no livro homônimo de Robert C. O’Brien, numa Terra devastada por uma nuvem radioativa, Margot Robbie de “Esquadrão Suicida” é Ann, uma jovem mulher que perdeu toda sua família e mora sozinha em um sítio onde inexplicavelmente a radiação não chegou. Deprimida por estar sozinha, tudo muda quando se depara com um estranho, John (Chiwetel Ejiofor de “Doutor Estranho”), iniciando uma relação de amizade com forte tensão sexual que será ainda mais abalada com a posterior chegada do misterioso Caleb (Chris Pine de “A Qualquer Custo”).

A produção tenta abraçar temas importantes, mas não consegue um equilíbrio. Se o desenvolvimento entre Ann e John tem um arco dramático consistente, Caleb por mais importante que seja no terceiro ato ainda fica superficial. Mais ainda porque o roteiro tenta desenhar personagens tão complexos que falta tempo para explorar todas essas camadas. Assim o tiro sai pela culatra com Ann aparentando ser jovem, boba e “necessitada”, John se saindo melhor na profundidade de sua personalidade; e Caleb que serve para provocar um triângulo amoroso, fica sem um propósito ou motivação.

Por outro lado, a sequência de eventos e conceitos mostrados no filme são mais interessantes, mesmo que muitas vezes passando rápido em cena. Por exemplo é emblemática a idéia de John sobre como sua cor parece um obstáculo para manter um relacionamento inter-racial; ou a pesada história da família de Ann revelada mais a frente; ou ainda a discussão religiosa que permeia parte da narrativa e é mais profunda do que apenas a função da igrejinha para a sobrevivência do trio.

Destaque para a fotografia de Tim Orr (“Joe”) que dá ares de um paraíso etéreo na propriedade de Ann, o que reforça ainda mais a importância da religião no roteiro.

Os Últimos na Terra” fala de temas importantes e sei sai bem onde foca, mas tenta continuamente desviar seu caminho narrativo e muitas vezes deixa o melhor pra trás.

Curiosidades:

– No livro, o personagem de Caleb não existe. Essa é a grande diferença: o livro falar da construção do relacionamento de duas pessoas muito diferentes num contexto apocalíptico. Caleb foi escrito apenas para o filme.
– Após a festa do fim das filmagens, Chris Pine foi pego pela polícia dirigindo bêbado, teve o veículo apreendido, pagou multa, fez trabalhos comunitários e, por conta própria, fez uma doação para a cidade neozelandesa onde ocorreram as filmagens.
– Há uma cena em que John pega um livro chamado “A de Adão”. É uma referência ao título original do filme que em tradução literal fica “Z de Zacarias”.

Ficha Técnica

Elenco:
Chiwetel Ejiofor
Margot Robbie
Chris Pine

Direção:
Craig Zobel

Produção:
Sophia Lin
Tobey Maguire
Skuli Fr. Malmquist
Matthew Plouffe
Sigurjon Sighvatsson
Thor Sigurjonsson

Fotografia:
Tim Orr

Trilha Sonora:
Heather McIntosh

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑