Palavrões (“Bad Words”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

Porque um homem de 40 anos participaria de um concurso de soletrar (algo famoso nos EUA e agora tomando mais espaço no Brasil) feito só para crianças, usando não só da sua capacidade imensa de decorar palavras, como também de trapaças, sendo um cara intragável para a maioria das pessoas?

Jason Bateman que já provou sua imensa versatilidade tanto para rir (“Quero Matar Meu Chefe”) quanto para o drama (“O Presente”) faz sua estreia como diretor e mostra também seu ótimo desempenho em dirigir a si próprio num personagem que é praticamente um desafio.

Ele é Guy que, acompanhado da repórter Jenny (Kathryn Hahn de “A Visita”), ele vai escalando seu lugar no concurso nacional como um trator e sem a menor polidez ou educação. A produção tem dois aspectos que contam muito para torna-la acima da média: primeiro o próprio roteiro que mantém o suspense da motivação de Guy em fazer um papel tão grotesco no meio de crianças. Nada que o espectador atento não possa suspeitar, mas ainda assim, tática narrativa extremamente válida.

O outro ponto é, claro, a atuação de Bateman, pois ele precisa (e consegue) desempenhar um papel cômico de um personagem sem caráter, mas que tenha afinidade com o público. A idéia de usar crianças num filme tão politicamente incorreto é a cereja do bolo e produz cenas hilárias como o diálogo dele com uma das mães dos participantes ou as cenas de sexo entre Guy e Jenny.

Até mesmo o desfecho é um pouco duro, mas converge com a lógica do filme, enquanto a última cena acaba equilibrando o tom, deixando o público com um sorriso no rosto. “Palavrões” consegue ser engraçadíssimo, politicamente correto e, principalmente, equilibrado, resultando numa jóia comercial escondida e recomendadíssima.

Ficha Técnica

Elenco:
Jason Bateman
Kathryn Hahn
Rohan Chand
Philip Baker Hall
Allison Janney
Ben Falcone
Steve Witting
Beth Grant

Direção:
Jason Bateman

Produção:
Jason Bateman
Jeff Culotta

Fotografia:
Ken Seng

Trilha Sonora:
Rolfe Kent

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑