Para o Que Der e Vier (“Are You Here”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

Owen Wilson e Zach Galifianakis já fizeram uma parceria em “Gênios do Crime” que foi posterior a este. E coincidentemente “Para o que Der e Vier”, apesar de uma temática e tom totalmente diferentes, sofre do mesmo mal e comete os mesmos erros.

Aqui Owen Wilson faz papel de Owen Wilson e Zach Galifianakis faz papel de Zach Galifianakis, o mesmo que o alçou à fama desde “Se Beber Não Case”. Wilson é Steve que vive uma vida fútil e promíscua, é o jornalista do tempo de um telejornal de segunda e passa seu tempo livre com seu melhor amigo Ben (Galifianakis), fumando maconha e praticando o nadismo. Até que Ben descobre que seu pai morreu e deixou uma fortuna pra ele. Então fica ainda mais maluco, fazendo planos mirabolantes enquanto a irmã Terry (Amy Poehler de “Encontros e Desencontros”) tenta tirar a grana dele com medo que Bem a faça evaporar. E todos ainda tem que conviver com a viúva teen Angela (a delicinha Laura Ramsey de “Ninguém Vive”) que não faz mal a ninguém, mas desperta a paixão de Steve.

Essa miríade de pequenas tramas é tão mal administrada pelo diretor e roteirista Matthew Weiner (da ótima série “Mad Men”) que nem o marketing brasileiro descobriu do que o filme trata. O título em português “Para o que Der e Vier” indica que o tema é a amizade entre a dupla de protagonista, quando na verdade a essência da história é sobre as vantagens e desvantagens da sobriedade e da loucura e como estas interferem nos relacionamentos e na própria visão de realidade e por isso o título em inglês “Are You Here” = “Você está aqui?” (sim, uma pergunta).

Mas isso só fica claro no terceiro ato que, se não chega a salvar a produção, pelo menos se redime em boa parte com uma forte mensagem na cena final onde um personagem contempla um cavalo de brinquedo e mentalmente o compara com um de verdade, como se a loucura pudesse ser mais sã que a consciência. E recheado de piadas desconexas (algumas até engraçadas), clichês dramáticos mal climatizados e atitudes inconsistentes com os personagens ao longo do tempo, é gratificante ver no último e melhor ato um Zach Galifianakis que por alguns minutos consegue uma abordagem diferente e profunda do seu personagem, por mais que os demais sigam o gesso de um roteiro mal escrito.

Para o que Der e Vier” precisa de paciência, amor ao elenco e um toque de esperança para se chegar até o final e talvez nem este faça pagar as quase duas horas de filme.

Ficha Técnica

Elenco:
Owen Wilson
Zach Galifianakis
Amy Poehler
Laura Ramsey
Melanie Ratcliff
Jay Gates
Jason Davis
Melissa Rauch
Naomi Lavette
Lauren Lapkus
Greg Cromer
Paul Schulze
Matt Cornwell
Bridget Gethins
Jenna Fischer

Direção:
Matthew Weiner

Produção:
Gary Gilbert
Scott Hornbacher
Jordan Horowitz
Matthew Weiner

Fotografia:
Renato Falcao

Trilha Sonora:
John Powell

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑