Pássaro do Oriente (“Earthquake Bird”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2019

Baseado no best seller homônimo da autora Susanna Jones, conhecemos a perturbada Lucy (a bonequinha Alicia Vikander de “Submersão”) que está num interrogatório em pleno Japão, onde mora, por conta do desaparecimento de sua “amiga” – entre aspas – Lily (Riley Keough de “Ao Cair da Noite”).

Daí o filme vai mostrando o passado onde a carente ao extremo Lucy conhece o misterioso cozinheiro e fotógrafo Teiji (o desconhecido Naoki Kobayashi), apaixona-se por ele e começa a ficar obcecada quando Lily cruza o caminho dos dois.

O que há de realmente valoroso na produção: primeiro Alicia Vikander dá um show de interpretação com a desconstrução de uma clara sociopatia que prende o espectador na dúvida se ela pode ou não ser responsável ou estar vinculada ao desaparecimento da colega.

O outro golaço foi a trilha sonora de Atticus Ross e seu time (“Polícia em Poder da Mafia”) que foi perfeita em moldar a personalidade da protagonista. Suas constantes dissonâncias e distorções casavam direitinho com os momentos em que as falhas de caráter e distúrbios de Lucy se tornavam mais evidentes.

Agora as pedras no sapato desse filme realmente doem. Começa pelo elenco coadjuvante: esse tal Naoki Kobayashi, o qual é um personagem chave da trama, é uma espécie de Arnold Schwarzenegger interpretando O Exterminador do Futuro, só que sem o carisma do original. Mais ainda: é como se o Exterminador do Futuro tivesse um filho com o Cigano Igor. Falaram para ele ser misterioso e o resultado ficou podre.

Riley Keough não fica longe: mergulhou no estereótipo da patricinha descerebrada sem nenhuma camada psicológica ou emocional para mostrar. A diferença de performance desses dois para Alicia Vikander é gritante e dá até vergonha alheia.

O roteiro vai muito bem até o clímax e parece que seus realizadores se cansaram de pensar. A cena é previsível e está em 9 de 10 suspenses que passam no Supercine que envolve crimes passionais. Inclusive tem algumas lacunas difíceis de entender e quase sabotam a caracterização de Lucy.

Pássaro do Oriente” tem altos de arranha-céus e baixos abissais, equilibrando-se num mediano que Alicia Vikander tem que levar nas costas.

Curiosidades:

– Na cena em que Lucy está com a TV ligada, o filme que está passando é “Chuva Negra”, filmaço de 1989 dirigido por Ridley Scott, que produz “Pássaro do Oriente” e também tem o Japão como pano de fundo.
– Em seu contrato Alicia Vikander disse que só haveria uma tomada da sua cena de sexo. Se a equipe errasse, não haveria a cena. Eles acertaram.

Ficha Técnica

Elenco:
Alicia Vikander
Naoki Kobayashi
Riley Keough
Jack Huston
Kiki Sukezane
Kenichi Masuda
Chiaki Kawamo
Ken Yamamura
Kazuhiro Muroyama
Akiko Iwase
Yoshiko Sakuma
Naomi Urushibara

Direção:
Wash Westmoreland

Produção:
Georgina Pope
Michael A. Pruss
Ann Ruark
Ridley Scott
Kevin J. Walsh

Fotografia:
Chung-hoon Chung

Trilha Sonora:
Atticus Ross
Leopold Ross
Claudia Sarne

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑