Percy Jackson e o Ladrão de Raios (“Percy Jackson & the Olympians: The Lightning Thief”, EUA / Canadá, 2010) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

Alguém pode dizer: Mais uma imitação barata de “Harry Potter“? Bem, imitação sim. Barata nem tanto. Depois de fracassos como “As Crônicas de Nárnia” e “A Bússola de Ouro“, chamaram o próprio diretor da primeira parte de “Harry Potter“, Chris Columbus, o qual é um craque, mas que inexplicavelmente dirigiu ano passado a comédia sem graça “Eu Te Amo Beth Cooper“.

O roteiro não ajuda: estamos no meio do Olimpo. Zeus (sim, o Deus) perdeu seu raio. O que é o raio? Bem, não dá pra saber. Na verdade o raio foi roubado. Mesmo ele sendo um Deus com poder de destruir o mundo inteiro, ele não sabe quem roubou. Ruim de palpite que só ele, acaba chamando outro deus, Poseidon, e acusa seu filho, o tal Percy Jackson (Logan Lerman de “Gamer“), o qual nem faz idéia que é um semi-deus. Ele, um clichê ambulante de filmes juvenis de aventura, é um daqueles estudantes perdedores (ou “losers” como está na moda chamar) que vai descobrir seus poderes e blá blá blá. E daí ele terá como amigos, o alívio cômico e o interesse amoroso. Mais básico impossível.

Pra piorar, parece que ninguém do elenco levou o filme a sério, tornando-se quase uma paródia de si própria. E tome clichês: a arma inofensiva que vira uma grande espada, as batalhas na cidade que ninguém parece se dar conta, um motivo para o tal roubo de raios completamente capenga e ainda um desfecho com um diálogo entre pai e filho que ficará na história como um dos mais piegas. Portanto, toda a rica mitologia grega usada no filme é quase inútil devido a uma trama tão rasa. O que todo mundo corre atrás, mas até agora ninguém conseguiu é criar um universo tão fascinante como Hogwarts ou a Terra Média.

Ninguém pode negar, entretanto, que os realizadores engendraram todos os esforços possíveis para a produção ser tecnicamente irrepreensível. Um elenco com grandes nomes como Uma Thurman, Pierce Brosnan, Sean Bean e até o comediante Steve Coogan fazendo um papel pouco convencional, mas com o humor de sempre (não que isso seja positivo nesse caso). Os efeitos especiais são uma atração a parte. Columbus comanda com maestria todo tipo de efeito digital com uma ótima coordenação com os atores de carne e osso. Além disso, as batalhas surpreendem pelo realismo, não só com efeitos especiais, mas com coreografias ousadas que fazem a violência parecer real.

É uma pena que tantos recursos usados em “Percy Jackson e o Ladrão de Raios” ficam sem sentido quando tudo o que se conta na tela são bobagens. É torcer para o livro de Rick Riordan, ser melhor do que sua transposição cinematográfica. Senão é correr de volta para Harry Potter.

[rating:2]


Ficha Técnica

Elenco:
Logan Lerman
Sean Bean
Uma Thurman
Pierce Brosnan
Kevin McKidd
Alexandra Daddario
Rosario Dawson
Catherine Keener
Steve Coogan
Jake Abel
Serinda Swan
Joe Pantoliano
Melina Kanakaredes
Chelan Simmons
Brandon T. Jackson
Erica Cerra
Luke Camilleri
Stefanie von Pfetten
Dylan Neal
Dimitri Lekkos
Maria Olsen

Direção:
Chris Columbus

Produção:
Michael Barnathan
Mark Morgan
Mark Radcliffe
Karen Rosenfelt
Guy Oseary

Fotografia:
Stephen Goldblatt

Trilha Sonora:
Christophe Beck

 

6 Comments

Leave us a comment

  • Anne
    on

    NADA A VERRRRRRRRRRRRRRR!!!!!!!!!
    RIDÍCULO ISSO, NÃO É UMA IMITAÇÃO DE HARRY SO PRA COMEÇAR
    E ESSE FILME COMPARADO A NOVA MODINHA CREPÚSCULO É
    MIIILL VEZES MELHOR PERCY JACKSON É UM FILME E TANTO DEMAAIS,
    EU AMEI E ALEM DISSO NUNCA OUVI NINGUEM FALAR MAL DO FILME
    O GRANDE PROBLEMA É QUE NINGUEM PODE RECONHECER NENHUM FILME DO NIVEL HARRY POTTER QUE JA VAO CORRENDO ATRAS DE COISAS
    ERRADAS E MAL FEITAS DO FILME, VE SE SE MANCA PQ HARRY POTTER TBM NAO
    É PERFEITO CREPUSCULO TBM NAO É PERFEITO,SE É PRA FALAR DE HISTÓRIA
    COMO VC DISSE NO FINAL “HOGWARTS”E “TERRA MÉDIA” ENTAO TUDO BEM A HISTORIA É UMA COISA MAS NAO VENHA FALAR DO FILME PQ EU DEFENDO COM UNAS E DENTES!

  • saullo
    on

    sabe…sao filmes como esse me fazem refletir sobre a vida e acabam por me mostrar o quanto eu estou ficando velho!! nao tenho mais paciencia para filmecos “teens”. sempre a mesma coisa, sempre as mesmas piadas. mas, cara olhando por um lado mais…tecnico da coisa, é preciso ser muuuuuuuuito fodapracaraleo para poder fazer um filme tao merda desses. é muuuuuuito dificil manter a cabeça sempre na fase da adolescencia, saber do q eles gostam, nao é facil nao. vejo o exemplo do meu primo, ele está na “aborrecencia”, mermao, ele pira vendo esses filmes, sempre sai elogiando muito!! ae eu paro e penso na seguinte questao: os filmes para adolescentes sempre foram retardados assim ou eu é q sou o velho chato? e olha que nem estou tao longe assim da fase mais “culhao” da vida. bom, criticas aos teens feitas, vamos ao “surrupiador de relampago”.

    cara, quem viu o Pierce Brosnan…de agente secreto comedor a pangaré de meia idade…tsc tsc..poderiam pelo menos ter dado uma égua p ele nao sair tao sem sal desse filme.
    e o padrasto do muleki, mermao, q desculpa foi aquela pra mae dele ficar com o cara?! UASHUAHSUAHSAUHUAHUAHSAS…XD
    o fedor era o q salvava…ASUAUSHAUSHAUSHAUSHAUHUAHUSA XD…é, deu pra rir nesse filme.
    tipo assim, a mae do muleki “morre” e no outro dia ele pergunta “cade mamae?” ae o bode responde “morreu”, ae o muleki de novo “carai…mamae morreu…powxa vida…ei, quem é aquela gata ruiva?” ¬¬
    ae ta, até ae tudo bem, o menino so é durao e tals, dá até p pensar q ele é filho de chocadeira, entao, do nada ele vira um super filho e vai literalmente ao inferno para salvar a mae… (ai meus ovos, viu) ¬¬
    o clichê das 3 perolas para 4 pessoas…q merda, véi!!
    e, cara o que aconteceu com tooooooodo o elenco? parece q ninguém ali estava muito a fim de trabalhar…
    deu até tristeza quando vi a interpretaçao da Catherine Keener…nem parecia a mesma atriz de “um crime americano”, a nao ser pelo cabelo que, com certeza, nao dá uma boa penteada desde esses tempos de porões.

    bom, resumindo: esse filme é uma grande porcaria. até tem cenas boas de efeitos especiais…mas…nada q valha a pena. quer dizer, os “teens” precisam ver, vao adorar.

    destaque para as pernas do bode que hora eram grossas sem roupas, hora eram finas p carai quando estava de roupa. vai entender, ne.

    defeitos especiais.

    ta, o comentario ficou grande, eu sei. u.u

    =P

  • Samantha
    on

    Sinceramente o filme não foi como todos esperavam , muito parecido com o livro e tal .
    No entanto o filme ficou sim bom , e não tem como comparar a Harry Potter , porque são historias completamente diferentes e tempos diferentes , o filme foi sim bom , os atores atuaram muito bem , e o ator Logan Lerman fez tão bem seu papel quanto todos os outros artistas mais conhecidos .

    Então não querendo desrespeitar sua critica , mas na minha opinião ficou muito claro que voce não é “fã” de filmes voltados para o publico jovem , sua critica ficou muito maldosa com relação a um filme muito bom , então pelo menos voce deve ter respeito a esse filme porque a produção pode ter ficado a desejar , mais no contexto é um filme otimo , o melhor é reavaliar suas palavras e refazer uma critica descente colocando em pratica que é pra ser sim na sua opinião , mais tem que ser uma coisa sincera , não porque voce simplesmente não gosta de filmes para o publico jovem .

    e este filme não tem nada a ver com “Harry Potter” faça me o favor , todos os criticos gostam de comparar o fenomeno Harry Potter com todos os outros filmes infanto-juvenil, quando Harry Pottter foi laçando , me lembro bem que todos falavam que o filme tinha deixado a desejar e tal , e agora voces falam que e um otimo filme , e comparam todos os outros filmes com este , acho isso uma perda de tempo completo já que sao filmes diferentes , livros diferentes , e até sobre coisas diferentes , voces não tem mais nada o que fazer da vida e ficam criticando coisas boas , como eu disse , reavaliem suas palavras porque no futuro , voces irão comparar o futuro fenomeno “Percy Jackson” com outros filmes jovens e vão lembrar do que eu escrevi aqui

    Atenciosamente

    Samantha .

  • Clayton
    on

    Chris Columbus, Efeitos especiais de primeira, elenco recheado de grandes nomes, artistas teens em ascenção, magia… êpa! Não é pra comparar com Harry Potter? Ah, ok. Mitologia… Ãhn?! Não é um genérico de “Fúria de Titãs”? Ah, ok. Bom, então vou aliviar. O problema é o roteiro. E em se tratando de 90% do filme ser definido como bom ou ruim, a qualidade de seu roteiro, então fica difícil qualificar esta película como obra-prima, grande sucesso da temporada, futura trilogia de sucesso, próximo “Senhor dos Anéis”, ou ainda, o “Crepúsculo” Grego. Funciona bem para o público até 15 anos (meus filhos de 10 e 2 anos adoraram), que jamais viram as Aventuras de Simbad ou o Fúria de Titãs original, e portanto, não tem parâmetros para julgar uma aventura mitológica. Pior que obras assim mancham muitas carreiras, embora ache que Uma Thurman saiu ilesa, assim como Rosario Dawson, ambas devido a sensualidade e charme de suas personagens. Porém o Pierce Brosnan hein?! O que é isso?! Pra quem já foi o James Bond, representar um Centauro, está me cheirando a fundo do poço e cavando… Com certeza Percy voltará, embora eu vá torcer para que Zeus não perca mais nada…

  • Karina Gomes
    on

    A unica coisa que eu achei muito errado, foi que misturaram muito os livros. coisas que não existem no primeiro livro aparecem e a historia fica totalmente diferente. acho

  • anonimo
    on

    Ow ninguem é perfeito .Escuta eu adorei o Percy Jackson e o Harry Potter os dois superam o Crepúsculo,na minha opinião.Mas se vcs querem ver diferença leiam os livros do Percy Jackson…

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑