Perdido em Marte (“The Martian”)

Receita para “Perdido em Marte”:

1. Pegue “O Náufrago”;
2. Misture com “Gravidade”;
3. Acrescente pitadas de “Interestelar”;
4. Tire todas as calorias, deixando o filme leve.

Prontinho! E não é que o diretor Ridley Scott (“Êxodo: Deuses e Reis”) conseguiu com essa receita fazer algo raro chamado ficção família? Não é infantilizado, mas também está longe de conflitos pesados com efeitos desastrosos.

Matt Damon (“Terra Prometida”) é o astronauta Mark Watney que foi deixado em Marte após uma tempestade, quando sua equipe pensou que ele estivesse morto. Horas depois, quando acorda se vê sozinho e com a possibilidade de ser resgatado em quatro anos, sendo que ele teria suprimentos o suficientes para poucos meses. Daí ele vai tentar todas as peripécias científicas possíveis enquanto na Terra, a NASA e sua própria equipe pensam no que fazer para acelerar o resgate antes que ele morra.

Todo esse “drama” (sim, entre aspas) é mostrado com todo humor possível sem retirar a gravidade (sem trocadilhos) da situação. E talvez esse seja o grande ganho de Scott. Isso também é passado para o elenco (e que elenco!), pois jamais descambam para a comédia barata, nem se entregam ao dramalhão, fazendo questão de pontuar momentos de alegria e tristeza com naturalidade e sem forçar a barra.

Outra vitória do roteiro foi toda a parte científica que envolve a potencial sobrevivência do protagonista: mesmo que nem tudo seja acurado, a história faz parecer crível e sem insultar a inteligência do público. A cenografia e os efeitos especiais são fantásticos e retratam a atmosfera de Marte de forma jamais vista no cinema, também graças às lentes do fotógrafo Dariusz Wolski, parceiro de Ridley Scott em quase todos os seus filmes mais recentes.

“Perdido em Marte” são duas horas agradáveis com muita simpatia e sem antagonismo. Quase um “Casamento Grego” da ficção científica.

Obs: Se vocês acham que o fato de Sean Bean ter sido Boromir em “O Senhor dos Anéis” foi esquecido, terão uma ótima e hilária surpresa.

Ficha Técnica

Elenco:
Matt Damon
Jessica Chastain
Kristen Wiig
Jeff Daniels
Michael Peña
Sean Bean
Kate Mara
Sebastian Stan
Aksel Hennie
Chiwetel Ejiofor
Mackenzie Davis
Donald Glover
Nick Mohammed
Chen Shu
Eddy Ko

Direção:
Ridley Scott

Produção:
Mark Huffam
Simon Kinberg
Michael Schaefer
Ridley Scott
Aditya Sood

Fotografia:
Dariusz Wolski

Trilha Sonora:
Harry Gregson-Williams

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Tom Kapsos
    on

    Acertou em cheio nas doses de humor, drama e suspense. Assisti por falta de outras opções no cinema e me surpreendi, e muito, positivamente. Super recomendo. A cena dos astronautas falando com as suas família quando resolvem voltar para Marte é fora de série, cenas simples mas que acertam em cheio na carga emotiva.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑