Perseguição Virtual (“Open Windows”)

Genre : ,
Actor : ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2014

Há alguns dias, fiz a crítica do terror “Amizade Desfeita” dizendo ser uma idéia inovadora, pois todo o filme se passa na tela de um computador. Partindo do princípio que “Perseguição Virtual” foi feito antes, a inovação estaria aqui.

Elijah Wood de “Cooties: A Epidemia” é Nick, um jovem que ganhou um concurso para jantar com sua estrela de cinema favorita Jill (Sasha Grey… sim… essa mesmo… a ex atriz pornô que já deu as caras fora do ramo no ótimo “Confissões de Uma Garota de Programa”). O que ele não sabe é que será envolvido numa conspiração por conta de um hacker psicopata que planeja algo muito ruim para Jill.

E toda a ação é vista e mostrada através da tela do laptop de Nick. Enquanto “Amizade Desfeita” se utiliza da internet como ela é com suas redes sociais, lags e um enquadramento único, “Perseguição Virtual” tenta deixar mais confortável a dinâmica a ação, tornando a própria internet menos crível e com um processamento absurdamente rápido: tudo é filmado por webcams, mas sem nenhum atraso e problema de sinal, mesmo quando o laptip está em movimento; O diretor Nacho Vigalondo (de um dos segmentos de “VHS: Viral”) alterna a câmera entre as janelas para dar maior fluidez à narrativa.

Apesar da inexpressividade de Sasha Grey (que não decepciona seus antigos fãs), Elijah Wood com sua costumeira inocência e o próprio ritmo da história com seu contexto fazem total sentido até o último ato, onde se perde completamente, quebra a linha narrativa e apresenta uma das cenas mais constrangedoras no confronto entre o tal hacker do mal e Jill. Mesmo com boas reviravoltas, o final consegue estragar com quase todo o trabalho, além da parte do trio de hackers franceses que são construídos como personagens tão tolos que conseguem perder sua relevância que, de outra forma, não deveria.

Perseguição Virtual” tem tantos elementos interessantes e uma boa dose de criatividade, mas erra em personagens e momentos cruciais que praticamente transformam uma ótima idéia numa bobagem. Mas não é de todo mal.

Ficha Técnica

Elenco:
Elijah Wood
Sasha Grey
Neil Maskell
Michelle Jenner
Julián Villagrán
Carlos Areces

Direção:
Nacho Vigalondo

Produção:
Belén Atienza
Mercedes Gamero
Enrique López

Fotografia:
Jon D. Domínguez

Trilha Sonora:
Jorge Magaz

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑