Personal Shopper

Genre :
Actor :
Director :
Country : , , ,
Release Date : 2016

Desde cinema mudo até os grandes blockbusters comerciais, passando pelo trash, paródias e filmes cults, criar uma conexão com o público é fundamental. Essa conexão, é claro, resulta de vários fatores desde o carisma dos personagens a uma trama que possa instigar o público. “Personal Shopper” parece desconhecer esse simples fato.

O filme conta umas três histórias diferentes que tem pouca relação entre si. Envolvendo a mesma protagonista, Maureen (Kristen Stewart de “Café Society”) é uma médium que se depara com um espírito numa casa que um dia fora de seu irmão – que também morreu – e, além disso, procura se comunicar com ele. Nesse meio tempo, ela tem um emprego fora do comum: é uma personal shopper, ou seja, uma compradora pessoal de uma celebridade, emprego este que ela despreza, mas que se encanta pelos luxos e mimos que compra para sua empregadora. Ainda tem mais: ela começa a receber misteriosas mensagens em seu celular.

Essa mistureba de tramas rasas não consegue potencializar o interesse do espectador em momento algum, mesmo que algumas cenas isoladas sejam cheias de energia: é o caso do confronto de Maureen com um espírito (e toda a cena que a antecede); ou no suspense em que ela busca um determinado personagem em seu apartamento; ou até mesmo nos últimos três minutos com uma interessante mensagem. Infelizmente são apenas momentos isolados que não se concatenam com o todo e assim seus efeitos passam tão logo a sequência chega ao fim. Claro que tem momentos inúteis também que prefiro não revelar.

Kristen Stewart também não ajuda e põe seus piores (e famosos) maneirismos escancarados na tela o que a torna uma personagem irritante, não só por isso, mas pela sua aparente incapacidade intelectual de reagir a simples estímulos. Por exemplo, quando ela pede um sinal ao irmão falecido e esse sinal aparece, ela pede outro, e mais outro… e assim vai… Culpa do roteiro, mas na pele dela, a performance ainda fica pior.

O diretor Olivier Assayas que já fez uma das historietas de “Paris, Te Amo” não oferece uma narrativa atraente, tendo alguns pontos altos logo apagados por tudo o que se segue ou antecede e ainda se prejudica com a atuação no automático de Stewart.

Ficha Técnica

Elenco:
Kristen Stewart
Lars Eidinger
Sigrid Bouaziz
Anders Danielsen Lie
Ty Olwin
Hammou Graïa
Nora von Waldstätten
Benjamin Biolay
Audrey Bonnet
Pascal Rambert

Direção:
Olivier Assayas

Produção:
Charles Gillibert

Fotografia:
Yorick Le Saux

 

1 Comment

Leave us a comment

  • MARCELO FARIA ALVIM
    on

    Bom de ler a critica, até que gostei de filme, nada tão grande, mas é uma trama que flui, mas que ja nem lembro muito!

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑