Pesadelo – A Paralisia do Sono (“The Nightmare”)

O documentário encara um desafio difícil: falar sobre algo que todo mundo tem e ninguém sabe direito o porquê. A paralisia do sono é aquele fenômeno em que você sabe que está dormindo, mas não consegue se mexer por algum tempo e muitas vezes acaba se desesperando até acordar. Isso todo mundo tem, mas o documentário pegou o testemunho de oito pessoas em diferentes partes do mundo, cujo problema é crônico. E essas pessoas contam como tudo começou, até onde isso afetou suas vidas e quais as suas teorias sobre o que pode ser.

Enquanto isso o diretor Rodney Ascher do fraco documentário “O Labirinto de Kubrick” tenta fazer extrapolações visuais dos testemunhos para que se pareça com um filme de terror. Ascher faz o que ele faz melhor (ou pior, dependendo do ponto de vista): pega um tema que tem potencial, é de pouco domínio geral e, ao invés de explorá-lo cientificamente com o vasto conteúdo existente, simplesmente crê – ou quer que o espectador creia – nos entrevistados sem que haja qualquer questionamento de natureza objetiva. Espertalhão, ele pega os pontos em comum de cada entrevista e tenta fazer o espectador engolir uma certa teoria da conspiração que mistura aliens, animismo, espiritismo e cristianismo e acaba não chegando a lugar algum.

Não dá pra negar que os esforços para embalar tudo isso de forma atraente foram até que bem feitos com o pequeno budget disponível e, em alguns momentos, é possível sentir a tensão no ar. Inclusive chega ao ponto de inferir que o fato de se falar nesse assunto pode provocar com que a pessoa comece a ter paralisia do sono, como se estivesse praticamente dizendo isso ao espectador.

É ao mesmo tempo uma boa sacada, mas o cúmulo da manipulação e, porque não dizer, charlatanismo. “Pesadelo” termina como começou, sem respostas ou clímax, porém consegue criar uma atmosfera que prende o espectador como uma ótima propaganda que vende gato por lebre.

Ficha Técnica

Elenco:
Estrella Cristina
Siegfried Peters
Stephen Michael Joseph
Yatoya Toy
Elise Robson
Age Wilson
Nicole Bosworth

Direção:
Rodney Ascher

Produção:
Ross M. Dinerstein
Glen Zipper

Fotografia:
Bridger Nielson

Trilha Sonora:
Jonathan Snipes

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑