Philomena

Genre :
Actor :
Director :
Country : , ,
Release Date : 2013

Baseado no livro “The Lost Child of Philomena Lee” (A Criança Perdida de Philomena Lee, em tradução livre) de Martin Sixsmith, o filme conta como o autor ajudou a senhora Philomena do título na busca de seu filho que não via há 50 anos, pois presa num convento, foi forçada a dá-lo para adoção.

Martin é interpretado por Steve Coogan de “O Idiota do Meu Irmão” com o cinismo e sagacidade que lhe são peculiares. Ele acabara de ser demitido da assessoria de imprensa do ministro de Londres e vai a contragosto encontrar Philomena (Judi Dench, a eterna M de “007”), uma senhora já quase caduca, mas que resolve revelar o segredo de ter tido um filho há décadas e vai com a ajuda do jornalista tentar encontra-lo.

Com uma carreira bastante irregular, o diretor Stephen Frears que foi do ótimo “A Rainha” ou ridículo “O Dobro ou Nada”, desta vez estava na sua bipolaridade positiva e faz uma belíssima obra que tem em sua condução e roteiro o destaque principal: sempre que o espectador pensa que todos os elementos da narrativa já se revelaram, aparece um fato novo que surpreende. E Frears ainda consegue misturar um drama emocional com certeiras pinceladas de bom humor e até toques de suspense sem perder a sua essência.

A rainha Judi Dench está como a antítese da sua personagem como mentora de James Bond: aqui ela se mostra bem mais frágil – lógico que a aparência por conta da idade ajuda – e com aqueles maneirismos da terceira idade que ao mesmo tempo encantam e provocam aquela leve tristeza de que o tempo daquela pessoa se aproxima do fim. E a atriz aproveita essa deixa da melhor forma possível.

Como se não bastasse a emoção presente no roteiro e nas atuações, o mestre compositor Alexandre Desplat (“Caçadores de Obras Primas”) capricha nos acordes melódicos e tem um timing perfeito para levar o espectador às lágrimas.

Philomena” é daqueles dramas que realmente valem a pena assistir que deixa a apelação de lado e se concentra numa verdadeira história de superação humana.

Ficha Técnica

Elenco:
Judi Dench
Steve Coogan
Sophie Kennedy Clark
Mare Winningham
Barbara Jefford
Ruth McCabe
Peter Hermann
Sean Mahon
Anna Maxwell Martin
Michelle Fairley
Wunmi Mosaku

Direção:
Stephen Frears

Produção:
Steve Coogan
Tracey Seaward
Gabrielle Tana

Fotografia:
Robbie Ryan

Trilha Sonora:
Alexandre Desplat

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑