Planeta dos Macacos: O Confronto (“Dawn of the Planet of the Apes”)

Genre : ,
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

Fizeram quase tudo certinho nessa continuação de “Planeta dos Macacos: A Origem”. Já começa de onde o antecessor acabou, mostrando o mapa mundi com milhões de pessoas sendo infectadas pelo que foi chamada de gripe símia, dizimando populações e causando revolta, violência e destruição.

Dez anos se passam e os macacos vivem tranquilamente na floresta até que se deparam com um grupo de humanos liderados por Malcolm (Jason Clarke de “O Ataque”) que buscava uma represa para reestabelecer a energia da pequena comunidade onde moram algumas dezenas de pessoas imunes à virose dentro da cidade. Esse encontro vai gerar uma tensão que pode acabar numa grande batalha.

O diretor Matt Reeves (“Deixe-me Entrar”) consegue fazer um filme carregado de tensão que explora muito bem a discriminação entre homens e macacos, principalmente com a mensagem de que pode haver mais semelhanças do que ambos pensam e acerta em cheio no desenvolvimento da narrativa, bem como nos momentos cruciais para o clímax. Essa tensão é muito bem potencializada pela trilha sonora de Michael Giacchino, o qual já havia feito um belo trabalho em outro reboot de franquia, “Star Trek”.

Do ponto de vista técnico, chega a ser deslumbrante com um visual apocalíptico com ângulos escolhidos a dedo pelo fotógrafo Michael Seresin (“Entre Segredos e Mentiras”) dentre os cenários em CGI. E falando em efeitos especiais, eles são tão fantásticos que tomam conta de quase todo o filme sem que se perceba. A tecnologia chega a tal ponto que se fez questão de aproximar os olhos dos macacos feitos através de captura digital para que o espectador visse o quão real conseguiram chegar e com tamanha expressividade que ofusca até parte do elenco “humano” (entre aspas, pois a captura digital também é feito com um elenco).

E é aí que talvez more o único revés: os atores que interpretam personagens de carne e osso pouco ou nada cativam e por mais que o roteiro force, fica muito difícil para o público estabelecer uma conexão maior entre Malcolm e chefe dos macacos Cesar (nosso Gollum, Andy Serkis”), o que havia sido talvez o ponto alto da primeira parte que foi protagonizada por James Franco como aquele que o adotou ainda filhote do laboratório.

Planeta dos Macacos: O Confronto” é uma sequencia à altura da excelente qualidade que vem se estabelecendo na franquia, cabendo ao espectador fica com água na boca pelo próximo capítulo.

Ficha Técnica

Elenco:
Andy Serkis
Jason Clarke
Gary Oldman
Keri Russell
Toby Kebbell
Kodi Smit-McPhee
Kirk Acevedo
Nick Thurston
Terry Notary
Karin Konoval
Judy Greer
Jon Eyez
Enrique Murciano
Larramie Doc Shaw
Lee Ross

Direção:
Matt Reeves

Produção:
Peter Chernin
Dylan Clark
Rick Jaffa
Amanda Silver

Fotografia:
Michael Seresin

Trilha Sonora:
Michael Giacchino

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑