Podres de Ricos (“Crazy Rich Asians”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2018

É uma espécie de “Casamento Grego” só que na China. No melhor dos sentidos.

Esse é o primeiro filme de Henry Golding, o qual já havia sido citado no Cinecríticas por “Um Pequeno Favor” que foi produzido depois. Ele é Nick que namora com Rachel (a linda Constance Wu de “Seita Misteriosa”). Eles voam pra China para conhecer os pais de Nick, mas Rachel não sabe que a) Nick e sua família são podres de ricos (opa, olha o título) e b) A mãe dele, Eleanor (Michelle Yeoh de “Morgan”) é osso duro de roer.

Baseado numa trilogia de livros, o diretor Jon M. Chu (“Truque de Mestre 2”) brinca e se diverte com essa comédia de costumes que também traz as diferenças sócio-econômicas dentro dos mesmos costumes, como uma espécie de “A Princesa e o Plebeu” às avessas. Os clichês do gênero são reimaginados dando um novo charme que transforma o oriental em universal sem perder a essência. Inclusive, é surpreendente o que muito dinheiro pode comprar.

Apesar da grande galeria de personagens (será uma trilogia então muitos deles terão participação maior nos próximos filmes), a execução torna fácil para o expectador separar quem é quem e, principalmente, conectar-se com os protagonistas ou coadjuvantes, pela diversidade de arcos narrativos pelos quais eles passam.

O elenco se divide entre os estereótipos orientais cômicos e os personagens sérios com bom humor e a junção destes traz uma ótima química. Na primeira categoria, a cantora sino americana Awkwafina de “Oito Mulheres e um Segredo” reforça ainda mais a sua veia cômica e o comediante Ken Jeong que se eternizou na trilogia “Se Beber Não Case”, continua afiadíssimo.

O trio de protagonistas responde pela segunda parte e conseguem uma performance que cativa e captura toda atenção do público, chegando até o ponto de emocionar os mais maleáveis.

A fotografia de Vanja Cernjul acerta em cheio em mostrar cenários urbanos e bucólicos com igual atenção e beleza e a trilha sonora de Brian Tyler (“A Múmia”) é peculiar misturando letras chinesas e inglesas a clássicos como Material Girl da Madonna, entre outras, e sempre faz gol na hora de pautar as cenas românticas e dramáticas.

Podres de Ricos” passa por várias emoções, mas exala uma alegria e ainda conta com um último ato poderoso. Uma delícia de se ver.

Curiosidades:

– O protagonista Henry Golding era um guia turístico quando foi cooptado para uma audição. Detalhe: ele não tinha interesse em ser ator porque não se achava bom o suficiente. Um dos produtores que o havia visto no trabalho o convenceu a ir e deu no que deu. Pensa numa sorte! Detalhe: Golding teve que encurtar sua lua de mel para ir na audição.
– Foi 90% filmado na Malásia, incluindo as cenas que se passam em Londres, Nova York e Cingapura.
– Michelle Yeoh não gostou do anel de mentira que ela deveria usar como aliança de casamento e pegou uma jóia da sua própria coleção para colocar no filme. Esse anel tem um papel especia no clímax.
– Há uma cena em que Rachel encontra uma princesa chinesa. A atriz que a interpreta é filha do ex-presidente das Filipinas, fazendo dela tecnicamente uma ex-princesa.
– No livro, um dos cachorros da família Goh tem o nome de Donald Trump. Pra não criar confusão com o presidente fanfarrão, mudaram o nome para Rockefeller.
– O lindo complexo de 3 prédios conectados por uma cobertura com piscina infinita existe de verdade e se chama Marina Bay.
– Os atores passaram uma tarde fazendo bolinhos e depois comeram todos numa festa pré-produção para prepara-los para a cena em que eles precisam fazer os mesmos tipos de bolinhos.
– O jogo que Rachel e Eleanor jogam no início do terceiro ato se chama Mahjongg e tem um especial simbolismo servido de rima narrativa para o clímax.
– No filme, além do inglês se falam três dialetos chineses: mandarim, cantonês e hokkien.
– O final do filme é bem diferente do final do livro.

Ficha Técnica

Elenco:
Constance Wu
Henry Golding
Michelle Yeoh
Gemma Chan
Lisa Lu
Awkwafina
Harry Shum Jr.
Ken Jeong
Sonoya Mizuno
Chris Pang
Jimmy O. Yang
Ronny Chieng
Remy Hii
Nico Santos
Jing Lusi

Direção:
Jon M. Chu

Produção:
Nina Jacobson
John Penotti
Brad Simpson

Fotografia:
Vanja Cernjul

Trilha Sonora:
Brian Tyler

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑