Pokémon: Detetive Pikachu (“Pokémon Detective Pikachu”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2019

O roteiro e o diretor Rob Letterman de “Goosebumps: Monstros e Arrepios” conseguem resolver com maestria dois grandes problemas para os neófitos logo de cara: primeiro ele já parte do princípio que tal qual qualquer animal selvagem, os Pokemons já existem na Terra e não se delonga com nenhuma explicação mirabolante para o expectador procurar entender as suas origens. Inclusive seus poderes e o fato de poderem ser parceiros dos humanos (pratica colocada como líquida e certa) também são de conhecimento dos personagens.

O segundo, e talvez a grande sacada é a própria sinopse, onde o jovem Tim (Justice Smith de “Todo Dia”) é um dos poucos que não tem um parceiro Pokémon e, quando vai à cidade saber sobre a misteriosa morte do pai, encontra um Pikachu como detetive sem memória, investigando o que pode ter acontecido e com um detalhe: ele fala e só Tim consegue escutá-lo. Ambos então juntam forças para descobrir o que ocorreu com o pai dele.

O fato do Pikachu falar – e que está intimamente ligado com a trama – surge para o espectador como um embaixador do mundo Pokemon: é ele que com diálogos que não são nem apelativos e nem expositivos nos mostram alguns conceitos, nuances e detalhes das criaturas que, caso ele não falasse, seria muito mais difícil para quem não conhece a série entender.

A história em si é muito bem amarrada e explora o máximo do conceito dos Pokemons sem deixar o público de fora e até subverte algumas premissas como a própria noção de parceria entre humanos e Pokemons. Além disso, os efeitos especiais são fantásticos e as caracterizações em CGI dos bichinhos ultrapassa qualquer expectativa otimista.

Ah, e tem nosso amado Deadpool Ryan Reynolds dublando o Pikachu que é uma atração a parte, pois seu timing cômico e seu talento para ser comedido nos momentos mais dramáticos são impecáveis e faz toda a diferença.

Pokémon: Detetive Pikachu” não é apenas um filmaço, mas abre a porta para um leque de filmes já num universo consolidado que tem tudo para surpreender. Para ir sem medo de ser feliz.

Curiosidades:

– A voz da plateia numa cena de luta foi gravada durante o Campeonato Mundial de Pokémon de 2018.
– O estilo realista e sensacional dos Pokemons foi feito por RJ Palmer, um artista cujo hobby era fazer personagens “Live Action” a partir de desenhos animados. O diretor Rob Letterman achou o artista pesquisando pela internet e o contratou na hora como designer do filme.
– O filme de detetive que aparece na TV quanto Tim entra no apartamento do pai, não é verdadeiro. Ele foi feito para ser apenas aquele clip em 1990 para o filme “Esqueceram de Mim”. O diretor gosta tanto desse filme que pegou o clipe e colocou na cena.
– Já existem cerca de 800 Pokemons na saga desde seu início. No filme aparecem uns 60.
– O DJ da arena nos eles estão é Diplo, DJ e produtor mundialmente conhecido no meio.

Ficha Técnica

Elenco:
Ryan Reynolds
Justice Smith
Kathryn Newton
Bill Nighy
Ken Watanabe
Chris Geere
Suki Waterhouse
Josette Simon
Alejandro De Mesa
Rita Ora
Karan Soni
Max Fincham

Direção:
Rob Letterman

Produção:
Hidenaga Katakami
Don McGowan
Mary Parent

Fotografia:
John Mathieson

Trilha Sonora:
Henry Jackman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑