Polar

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2019

É uma mistura de “John Wick” e o clássico cultO Profissional” só que na visão de quem acabou de tomar LSD.

O quase sempre bad old (bad boy só que mais velho) Mads Mikkelsen de “No Portal da Eternidade” é um assassino de aluguel que trabalha pra uma agência que, sem ninguém saber, anda matando seus ex-agentes aposentados para recolher o dinheiro da aposentadoria e aumentar sua rentabilidade. Quando ele está próximo da aposentadoria, vira um alvo e deve fugir ou matar todo mundo, além de proteger sua jovem vizinha Camille (Vanessa Hudgens de “Uma Nova Chance”), pois a vê como uma filha.

Baseado na HQ homônima, o filme tem a direção de Jonas Åkerlund (“Cavaleiros do Apocalipse”) que tenta fazer cenas de violência explícita dignas de muito sangue com muita ação e também estilizar seus personagens para se adaptar ao estilho dos quadrinhos no qual a obra é baseada.

Quanto ao primeiro aspecto – cenas de ação e violência – o trabalho está impecável: elas são energizantes, sem censura e a porrada come solta, principalmente quando o protagonista desencadeia o inferno em seus inimigos. Só por esse prisma o filme já é altamente recomendável aos fãs de ação.

O maior problema está na estilização dos personagens. Alguns ficaram ridículos demais, principalmente porque o diretor coloca um pé na realidade com alguns deles, enquanto outro vai para o surreal, dependendo da conveniência do roteiro. Por exemplo, a caracterização da dupla Mikkelsen e Hudgens está perfeita, do figurino ao comportamental. Do lado dos bandidos é diferente: eles se vestem como palhaços e destoam totalmente da ambientação proposta. O comediante britânico Matt Lucas (“Alice Através do Espelho”) que aqui faz o vilão parece ter vindo de outro planeta. Até de salto ele anda e com um comportamento afetadíssimo que passa longe do psicopata que precisaria ser. Claro que tendo uma HQ como fonte, seria interessante um nível de criatividade para o desenho de seus personagens, mas alguns simplesmente não encaixaram.

Há uma interessante reviravolta no final, mas que podia ser mais bem trabalhada, já que o climax manipula o espectador desnecessariamente.

Destaque para a trilha sonora eletrizante do DJ e produtor Deadmau5 que agora se aventura pela composição para o cinema.

Polar” é quase um filmaço. Ficou no quase pela falta de tato e bom senso na adaptação. Mas ainda assim, bastante recomendado para um ótimo entretenimento.

Curiosidades:

– A casa da vizinha do protagonista é a mesma do oitavo episódio da série da Netflix “The Umbrella Academy”. Inclusive há uma tomada que é exatamente a mesma feita na série.
– Ironicamente no espaço de 1 ano o ator Mads Mikkelsen fez um filme chamado “Polar” e outro chamado “Ártico” que em algumas línguas é a mesma coisa. Mas os filmes não guardam nenhuma relação entre si.
– Há uma filmagem que mostra que parte do filme se passa em 09/02/2019.

Ficha Técnica

Elenco:
Mads Mikkelsen
Vanessa Hudgens
Katheryn Winnick
Matt Lucas
Johnny Knoxville
Fei Ren
Ruby O. Fee
Robert Maillet
Anthony Grant
Josh Cruddas
Lovina Yavari
Ayisha Issa
Pedro Miguel Arce
Anastasia Marinina
Richard Dreyfuss

Direção:
Jonas Åkerlund

Produção:
Jeremy Bolt
Hartley Gorenstein
Robert Kulzer

Fotografia:
Pär M. Ekberg

Trilha Sonora:
Deadmau5

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑