Presságios de Um Crime (“Solace”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

Depois que o brasileiro Afonso Poyart fez o que talvez seja um dos melhores filmes brasileiros da época, “2 Coelhos” em 2012, era só uma questão de tempo para Hollywood contratá-lo. O resultado lá fora não se compara com um Fernando Meirelles, mas também não deixa a desejar.

Um serial killer (e ninguém esconde que é Colin Farrell de “Sem Perdão”) deixa um rastro de corpos aparentemente sem motivo aparente. Até que o agente do FBI Joe (Jeffrey Dean Morgan de “A Salvação”) que comanda a operação, busca ajuda de um clarividente amigo, John (Anthony Hopkins de “Jogada de Mestre”), para capturar o assassino, juntamente com a psicóloga Katherine (Abbie Cornish que já trabalhou com outro diretor brasileiro, José Padilha em “Robocop”).

Como todo filme que precisa conectar presente, passado e futuro, o roteiro não pode ser escrito de qualquer jeito e aqui, com poucas ressalvas (mas elas existem, principalmente no último ato), a história fica até que bem amarrada. A produção ganha corpo ao abrir a discussão sobre matar alguém que já se sabe que vai morrer de forma agonizante antes mesmo da pessoa saber disso. E o bom dessa discussão é que o diretor deixa para que o espectador continue após o filme (a última reviravolta é ótima nesse sentido).

O elenco está no mínimo correto, enquanto Hopkins fica no automático desperdiçando algumas boas oportunidades. A direção de Poyart não tem grandes destaques, ficando am alguns momentos até asséptica ou caindo em lugares comuns, porém atende ao que o filme pretende. De bom é que ele não se furta em mostrar a violência de forma gráfica sem se tornar apelativo.

No balanço geral “Presságios de um Crime” consegue se colocar acima do mediano com poucas, mas boas surpresas e um tema que tem relevância para se levar em várias rodas de conversa cinéfila.

Curiosidades:

– O roteiro foi escrito para ser a continuação do sensacional “Seven – Os Sete Pecados Capitais”, onde o personagem de Brad Pitt teria desenvolvido uma clarividência após os eventos do filme. Mas depois que o protagonista recusou o papel, ele foi adaptado para “Presságios de um Crime”.
– Todas as cenas de segunda unidade (parte das visões de John, tomadas aéreas, etc) foram filmadas em São Paulo porque era mais barato e o budget era curto.
– O filme ficou dois anos na geladeira por falta de distribuidor.

Ficha Técnica

Elenco:
Jeffrey Dean Morgan
Colin Farrell
Abbie Cornish
Anthony Hopkins
Marley Shelton
Kenny Johnson
Janine Turner
Xander Berkeley
Sharon Lawrence
Autumn Dial
Matt Gerald
Jose Pablo Cantillo

Direção:
Afonso Poyart

Produção:
Thomas Augsberger
Claudia Bluemhuber
Matthias Emcke
Beau Flynn

Fotografia:
Brendan Galvin

Trilha Sonora:
BT

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑