Professor Marston e as Mulheres-Maravilhas (“Professor Marston and the Wonder Women”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2017

Algumas histórias reais são tão incríveis que parecem saídas de ficção. É como contar que o criador da Mulher-Maravilha viveu um relacionamento não convencional com duas mulheres em plena écada de 40 e criou a heroína como uma fusão dessas para que pudesse disseminar suas idéias pouco ortodoxas sobre o poder feminino aliado a um teor quase que abertamente sexual.

Luke Evans, um dos vilões da saga “Velozes e Furiosos” é o professor que já tem uma vida aberta com sua esposa Elizabeth (Rebecca Hall de “Tumbledown”) e ambos acabam se encantando com uma de suas alunas, Olive (a delicinha Bella Heathcote de “O Demônio de Neon”) e passam a ter uma relação a três após certa hesitação. Quando são descobertos e demitidos, Marston passa a escrever livros e então cria a HQ da Mulher Maravilha, a qual será bastante reprimida pelos órgãos de censura americanos.

A diretora Angela Robinson que passou muito tempo dirigindo para a TV, contribui aqui com uma visão glamourizada que tem o diferencial de diluir o conteúdo pesado numa estética audiovisual que transforma os personagens em belíssimas fotografias onde até as cenas sexuais se transformam numa espécie de poesia cinematográfica e embala a narrativa com o trio de atores comprometidos em contar a história com a maior dose de realismo possível. Até porque é justamente a dinâmica entre esses personagens que move a narrativa.

E mais: tanto o drama pessoal dos envolvidos, quanto o desenvolvimento da idéia que dará origem à Mulher Maravilha são igualmente interessantes. Mas é claro que os fãs da super heroína vão ficar mais entusiasmados a partir da segunda metade da projeção. Há uma excelente sequencia de cortes entre os quadrinhos e a vida da família Masrton que ilustra perfeitamente a transferência das idéias do protagonista para a prancheta de desenho. Aliás, uma interessante dissonância visual proporcionada pela diretora é que a personagem que veste o que viria a ser o uniforme da amazona Diana é loira, enquanto a heroína dos quadrinhos é morena (mas isso é só no filme, pois na vida real Olive também era morena).

Professor Marston e as Mulheres Maravilhas” é um drama muito bem contato que pega um tema pesado e delicado e o suaviza sem torna-lo menos importante, além de ser uma ótima descoberta para fãs de HQ e cinéfilos.

Curiosidades:

– O filme dá a entender que o Professor Marston foi o inventor do detector de mentiras (polígrafo). Na verdade o que ele inventou foi o processo de leitura da pressão sistólica do corpo humano que é parte fundamental do detector. Mas o inventor do aparelho como um todo foi John Augustus Larson.
– Lynda Carter, a Mulher Maravilha dos anos 70 era amiga íntima da família Marston.
– Apesar de ser baseado em fatos reais, o roteiro só tem como fonte relatos de terceiros e registros oficiais e a partir de então foi feito uma interpretação sobre a vida da família Marston.

Ficha Técnica

Elenco:
Luke Evans
Rebecca Hall
Bella Heathcote
Connie Britton
Monica Giordano
JJ Feild
Chris Conroy
Oliver Platt
Maggie Castle
Alexa Havins
Sharon Kubo
Allie Gallerani
Christopher Jon Gombos
Forry Buckingham
Stacy Fischer

Direção:
Angela Robinson

Produção:
Terry Leonard
Amy Redford

Fotografia:
Bryce Fortner

Trilha Sonora:
Tom Howe

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑