Projeto Banshee (“Banshee Chapter”)

Genre : ,
Actor : , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2016

Com o jeitinho “Bruxa de Blair” de ser esse filme de ficção e terror começa mostrando o jovem James (Michael McMillian de “O Retorno dos Malditos”) tomando uma substância que, segundo ele foi contrabandeada de um laboratório americano que fazia experiências secretas. Muito inteligente alguém tomar uma substância sem fazer idéia de seus efeitos. Ele desaparece e dias depois sua amiga colorida Katia (Katia Winter de “Arena“) resolve fazer um documentário sobre seu desaparecimento, esperando encontra-lo e acaba numa conspiração sem pé nem cabeça.

A produção já vai enganando o espectador quando começa filmando no estilo “found footage” (primeira pessoa), mas depois malandramente passa para a câmera em terceira pessoa sem avisar e sem mudar o estilo de filmagem. Quando quer dar sustos passa para primeira pessoa simplesmente porque é mais fácil.

O plot reveza entre o absurdo e o desnecessário e nunca se explica, ou melhor, até se explica um pouco, mas depois é como se nem o próprio roteiro entendesse direito o que se passa e deixasse o resto do esclarecimento pra lá. Então o público é forçado a ver os sustos de sempre, alguns pedaços de cena até interessante, mas no geral, uma série de clichês e atitudes absurdas de seus personagens (realmente, um bando de suicidas). Difícil engolir que as pessoas envolvidas nunca tomaram a substância, mas a tratam como algo banal.

Até que a protagonista não é das piores e faz o que pode com esse roteiro deturpado, mas os coadjuvantes não ajudam, como seu parceiro de ocasião, Blackburn, interpretado por Ted Levine de “O Tiro”, como se soubesse que o filme seria uma bomba e parecia estar lá brincando de atuar.

Projeto Banshee” não tem desfecho que preste, raciocínio claro ou sequer uma lógica decente. Tal qual a substância maligna, é algo pra se passar longe.

Curiosidades:

– As filmagens do presidente Bill Clinton e de outros políticos se desculpando pelo suposto projeto Banshee não tem nada a ver, mas se refere a um caso semelhante (salvo as devidas proporções) onde por décadas (de 1930 a 1970) uma população de uma cidadezinha americana foi vítima de um experimento onde o governo estudava a evolução natural da sífilis em pessoas contaminadas, dizendo que era tratamento de saúde livre para as pessoas. Esse incidente ficou conhecido como O Experimento Tuskegee.

Ficha Técnica

Elenco:
Katia Winter
Ted Levine
Michael McMillian
Corey Moosa
Monique Candelaria
Jenny Gabrielle
Vivian Nesbitt
Chad Brummett
William Sterchi

Direção:
Blair Erickson

Produção:
Sean Akers
Christian Arnold-Beutel
Corey Moosa
Stephanie Riggs

Fotografia:
Jeremy Obertone

Trilha Sonora:
Andreas Weidinger

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑