Prova de Redenção (“Venuto al mondo”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2012

No Oscar sempre participam alguns dos melhores filmes, mas mesmo assim há muito lobby. Por outro lado, há filmes dignos de serem indicados que, por falta de articulação (leia-se dinheiro) passa despercebido.

Essa pérola fala sobre uma mulher de meia idade, Gemma (Penélope Cruz de “O Conselheiro do Crime”) que viaja para Sarajevo com o filho, a fim de encontrar um velho amigo, Gojco (Adnan Haskovic de “O Expresso do Amanhã”) e lá relembram o primeiro amor da vida dela, o fotógrafo Diego (Emile Hirsch de “O Grande Herói”). Paixão essa que tomou lugar em meio à guerra na Bósnia na década de 90. Ela confronta as memórias do auge e a degradação de seu relacionamento, juntamente com as descobertas que faz tantos anos depois.

O roteiro é de uma inteligência e sensibilidade ímpar. Ao mesmo tempo em que conta uma verdadeira história de amor, calcada em ações e emoções realistas, também fala de uma guerra muitas vezes escondida do grande público e, principalmente, vai desvendando o enigma do nascimento do filho de Gemma, bem como do destino de cada personagem num surpreendente desfecho.

O trio de protagonistas se sai muito acima de seu desempenho médio, sendo notáveis seus maneirismos na juventude e depois em seu crepúsculo. A maquiagem também faz milagres convencendo sem exageros que um mesmo ator interpreta suas versões jovem e velha. Além disso, a fotografia do italiano Gianfilippo Corticelli vai do épico ao minimalista sem nunca peder a classe e conta com uma condução perfeita do diretor Sergio Castellitto, responsável pelas transições visuais elegantes como as próprias idas e vindas cronológicas. Tanto que início e fim se conectam perfeitamente.

Baseado no livro homônimo de Margaret Mazzantini, “Prova de Redenção” é um dos melhores romances dos últimos anos e investe seu tempo para contar sua história sob vários ângulos. Todos acertados.

Curiosidade: O filho de Gemma no filme é o filho do diretor na vida real.

Ficha Técnica

Elenco:
Penélope Cruz
Emile Hirsch
Adnan Haskovic
Saadet Aksoy
Pietro Castellitto
Mira Furlan
Jovan Divjak
Vinicio Marchioni

Direção:
Sergio Castellitto

Produção:
Sergio Castellitto
Roberto Sessa

Fotografia:
Gianfilippo Corticelli

Trilha Sonora:
Eduardo Cruz

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑