Psicose (“Psycho”, EUA, 1960)

Genre :

[youtube EzAnE4zuYuA]

Além de inovador, “Psicose” talvez seja o filme mais misterioso de Alfred Hitchcock. Inovador desde as técnicas de filmagem até o roteiro. Baseado no livro de Robert Bloch, conta a história de uma secretária, Marion Crane (Vivian Leigh) que rouba milhares de dólares do seu emprego e foge para encontrar com seu namorado. Ao se hospedar num motelzinho de beira de estrada, acontece a grande guinada da trama, onde ela passa de protagonista a coadjuvante, quando se apresenta o dono do motel, Norman Bates (Anthony Perkins de “O Retrato de Dorian Gray“), cuja mãe vive num quarto e não gosta que seu filho se interesse por mulheres. A partir daí somos envolvidos numa das mais intricadas trama de assassinato da história.

Copiado por muitos, “Psicose” ainda guarda muitos mistérios. Por exemplo, é notável que Hitchcock sugere de que o filme se passa numa realidade alternativa, desde a filmagem em preto e branco, passado pela bela seqüência inicial, a célebre cena do banho onde a faca por momento nenhum toca na carne da personagem, a tomada da queda da escada, enfim, pela primeira vez no cinema somos apresentados a aspectos que não necessariamente representam a realidade como a conhecemos.

Finalmente Anthony Perkins dá a melhor atuação de sua carreira e Hitchcock nos brinda com um desfecho irretocável, além da fantástica trilha de Bernard Herrmann que até hoje dá calafrios na espinha. Muito do que se vê hoje em dia no cinema foi tirado deste que é um dos maiores clássicos do suspense.

Nota 10


Ficha Técnica

Elenco:
Anthony Perkins
Vera Miles
John Gavin
Martin Balsam
John McIntire
Janet Leigh

Direção:
Alfred Hitchcock

Produção:
Alfred Hitchcock

Fotografia:
John L. Russell

Trilha Sonora:
Bernard Herrmann

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑