Quando as Luzes se Apagam (“Lights Out”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2016

Era uma vez um cineasta desconhecido chamado David F. Sandberg e ele fez um curta genial com a atriz de teatro Lotta Losten onde ela é assombrada antes de dormir por uma entidade que só aparece no escuro. O curta é esse:

Ele viralizou e fez tanto sucesso que a Warner colocou James Wan de “Invocação do Mal” como produtor e financiou um longa metragem com esse mesmo tema para Sandberg dirigir. E o resultado é excelente.

Os irmãos Rebecca (Teresa Palmer de “A Escolha”) e Martin (Gabriel Bateman de “Annabelle”) começam a ser assombrados por uma entidade que só aparece e tem força quando está escuro e daí eles começam a investigar e descobrem que esse espírito tem uma forte ligação com sua depressiva mãe Sophie (Maria Bello de “Terceira Pessoa”).

É claro que a grande maioria dos filmes de terror se aproveitam do escuro para gerar sustos na incauta platéia. Mas o original é que aqui o escuro é justamente o cerne do medo e o diretor conseguiu explorar profundamente todas as situações que a falta de luz pode trazer, chegando a detalhes, por exemplo, quando uma arma é disparada no escuro e na fração de segundo onde o estampido da arma lança a sua faísca, o espírito desaparece. Os efeitos mecânicos, em CGI e as edições afiadas, geram sustos que vão fazer a plateia pular das cadeiras.

O elenco está afinadíssimo e se Bateman exala um medo tão realista que surpreende como o menino Martin (que ator mirim!), o melhor personagem e quase um alívio cômico é o namorado de Rebecca, Bret (o desconhecido Alexander DiPersia) que entra na história sem ter a menor idéia do que está se metendo e vira uma espécie de improvável herói. A cena de sua fuga da casa assombrada é de tirar o fôlego e sua perspicácia é melhor ainda.

Mas “Quando as Luzes se Apagam” nunca foge da essência principal e da atmosfera aterrorizante e talvez pela conjunção desses elementos seja tão eficaz ao mesmo tempo em que passa rapidinho (dura só 80 minutos). Se tem um filme de terror a ser assistido no cinema, é esse!

Curiosidades:

– Se vocês viram o filme e o curta já sabem, mas senão, a atriz Lotta Losten que aparece no início do filme é a protagonista do curta metragem.
– A casa é a mesma usada em “Ouija: O Jogo dos Espíritos
– Os manequins do porão já estavam lá quando ocorreram as filmagens. O dono que aluga a casa já os tinha.
– O porão da casa pegou fogo misteriosamente semanas depois das filmagens terminarem.
– A atriz que faz a criatura é a dublê de Teresa Palmer em quase todos os seus filmes. Detalhe: Teresa Palmer só foi saber disso na primeira cena que fez com ela. Grata surpresa.

Ficha Técnica

Elenco:
Teresa Palmer
Gabriel Bateman
Alexander DiPersia
Billy Burke
Maria Bello
Alicia Vela-Bailey
Andi Osho
Rolando Boyce
Maria Russell
Elizabeth Pan
Lotta Losten
Amiah Miller
Ava Cantrell
Emily Alyn Lind

Direção:
David F. Sandberg

Produção:
Lawrence Grey
Eric Heisserer
James Wan

Fotografia:
Marc Spicer

Trilha Sonora:
Benjamin Wallfisch

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑