Quando o Jogo está Alto (“When the Game Stands Tall”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

Os estúdios adoram filmes edificantes principalmente que tem como base o esporte. Não é pra menos: geralmente bem escritos, sempre contam com bons nomes no elenco e na produção. Apesar de todo tipo de esporte já ter aparecido na telona, os EUA são fãs mesmos do futebol americano. Essa era pra ser mais uma dessas produções, mas que tem uma boa diferença: ao invés de mostrar a construção de um time vencedor frente a embates da vida, faz o inverso e apresenta um time campeão que se desconstrói pela própria pressão do sucesso e das fatalidades, lutando para voltar a vencer.

Baseado numa história real, a produção nos apresenta Jim Caviezel (“Rota de Fuga”) como o técnico Bob Ladouceur que há anos treina o time do colégio De La Salle quebrando recordes de vitórias consecutivas, doutrinando os jovens a serem mais que jogadores e os preparando para fase adulta. Junto com o treinador Terry Eidson (Michael Chiklis de “Crimes Cruzados”), Bob chega até a negligenciar a própria família, o que o leva a um mal súbito capaz de tira-lo de campo enquanto os jovens começam a criar atritos que podem levar o time à ruína.

Toda essa jornada é contada numa construção narrativa que não cansa, apesar de levar quase duas horas, as quais, numa avaliação final, são mais que necessárias. O pragmatismo do protagonista parece ser a primeira vista apelativo, mas nos créditos finais, quando vemos o real Bob Ladouceur interagindo com o time, é surpreendente como o roteiro pegou discursos inteiros, palavra por palavra e enxertou no filme. Caviezel está no tom certo do personagem (mais uma vez, a comparação com o verdadeiro é surpreendente) e até sua entonação de voz foi claramente estudada de forma meticulosa.

Os dramas vividos pelos alunos são genéricos com aquela sensação de que já vimos isso antes, mas não deixam de ser menosprezados por causa disso, e o diretor Thomas Carter (cujo último filme “Treino Para Vida” há 11 anos também foi sobre redenção no esporte) entende quais os melhores ângulos para se contar a narrativa sem parecer simplista ou padecer na mesmice.

Quando o Jogo Está Alto” eleva o nível do gênero drama esportivo e mostra uma história diferente mesmo num tema bastante explorado.

Ficha Técnica

Elenco:
Jim Caviezel
Michael Chiklis
Alexander Ludwig
Clancy Brown
Laura Dern
Matthew Daddario
Joe Massingill
Jessie T. Usher
Ser’Darius Blain
Stephan James
Richard Kohnke
Matthew Frias

Direção:
Thomas Carter

Produção:
David Zelon

Fotografia:
Michael Lohmann

Trilha Sonora:
John Paesano

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑