Quase 18 (“The Edge of Seventeen”)

Genre :
Actor : , , , ,
Country :
Release Date : 2016

Um filme que fala sobre adolescentes não precisa necessariamente ter adolescentes como seu público alvo. Mas este parece ser bem focado neles.

Até dizer que Hailee Steinfeld de “Romeu e Julieta” é Nadine, uma adolescente que se sente sempre excluída seja da família, seja dos círculos sociais, tudo bem. O problema que permeia todo o filme – talvez problema visto mais pelos adultos, o que é o meu caso – é que ela é uma chata que só se auto-sabota. Egocêntrica e egoísta, ela tem um certo prazer em demolir a autoestima de sua mãe (Kyra Sedgwick de “Lute por Sua Vida”), encher o saco do irmão (Blake Jenner de “Jovens, Loucos e Mais Rebeldes”) e ainda fazer troça com o coração do amiguinho que é apaixonado por ela, Erwin (o desconhecido Hayden Szeto), enquanto tenta ficar com um cara aparentemente tão chato quanto ela.

Lógico que tudo se volta contra ela e até a melhor amiga começa a namorar com seu irmão, fazendo Nadine surtar, enquanto o único que a aguenta é seu professor, interpretado por Woody Harrelson (“Truque de Mestre”) que salva o filme do pior com seu estilo blasé como se estivesse fazendo o favor de estar lá (e está).

O problema não é nem tanto a protagonista ser chata, mas sim que a atriz fez uma caricatura Hailee Steinfeld de uma personagem chata, elevando o grau de chatice a níveis só toleráveis por quem tem uma imensa afinidade com a situação (não estou chamando ninguém de chato, mas enfim).

Tem um design de produção bem feitinho e o elenco não faz feio. Pelo contrário: Harrison tá o tom cômico sem o mínimo esforço, Jenner surpreende e Sedwick está no ponto dramático sob medida. Ainda assim, o roteiro insiste nos surtos de Nadine que nem no desfecho aprende a lição, pois só cai em redenção quando não há mais outra opção, o que de certa forma demonstra uma falta de caráter que outrora, numa situação mais favorável, jamais iria ter uma atitude positiva.

Quase 18” até mostra o que é crescer frente a adversidades, mas apesar de personagens e situações causarem uma potencial afinidade com determinados públicos, a junção disso tudo como obra deixa a desejar com coisa muito melhor por aí a fora.

Curiosidade:

– Os atores que interpretam Nadine e seu irmão quando crianças, são irmão de verdade.

Ficha Técnica

Elenco:
Hailee Steinfeld
Haley Lu Richardson
Blake Jenner
Kyra Sedgwick
Woody Harrelson
Hayden Szeto
Alexander Calvert
Eric Keenleyside
Nesta Cooper
Daniel Bacon
Lina Renna
Ava Grace Cooper
Christian Michael Cooper

Direção:
Kelly Fremon Craig

Produção:
Julie Ansell
Kelly Fremon Craig
Richard Sakai

Fotografia:
Doug Emmett

Trilha Sonora:
Atli Örvarsson

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Tianna Cavill
    on

    Essa foi uma das críticas mais desleal e rasa que eu já vi em toda a minha vida. The edge of seventeen é talvez uns dos melhores filmes que fale sobre a adolescência, para chegar alguém chamar a personagem de chata (e ela é, propositalmente) e dizer que há filmes melhores. Faça-me o favor
    (Nota do crítico: editei uma ofensa porque se for pra ser mal educado, vá ser com a sua família. Discorde e fale mal da crítica e não da pessoa que a escreveu.)

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑