Questão de Tempo (“About Time”)

Genre : , ,
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

Quatro Casamentos e Um Funeral”, “Um Lugar Chamado Notting Hill” e “Simplesmente Amor” tem em comum uma parceria de sucesso entre a produtora britânica Working Title com o autor e diretor expert em comédias românticas Richard Curtis. Após um hiato de dez anos, essa brilhante parceria volta com uma história nos exatos moldes dessas três produções já citadas e cujo resultado é não menos que emocionante.

Domhnall Gleeson, de “Agente C – Dupla Identidade” e filho do ator Brendan Gleeson (“Sem Proteção”), faz o papel do jovem e tímido Tim que sempre teve dificuldade para arranjar namoradas. Até que um dia seu pai (o sempre ótimo Bill Nighy de “O Vingador do Futuro”) confessa que os homens da sua família tem o poder de viajar ao passado e mudar as coisas, alterando assim o presente. E então ele conhece Mary (a apaixonante Rachel McAdams de “Uma Manhã Gloriosa”) e se apaixonam. Assim, além de vencer os obstáculos da relação, Tim ainda deve cuidar de seus pais e irmã, auxiliado ou às vezes prejudicado por suas próprias mudanças no passado.

O que mais chama atenção e talvez seja o grande destaque do roteiro é que a viagem no tempo funciona mais como coadjuvante do que um elemento central. Isto é, ela apenas auxilia a contar a história, sendo que o verdadeiro mote é o amor incondicional seja pela mulher amada, pelos filhos, pela irmã e pelos pais. O diretor soube exatamente como dosar esses diferentes tipos de amor, resultando num belíssimo exemplar que transcende o próprio gênero do romance.

E as marcas registradas do autor estão todas lá: um protagonista tímido e desajeitado que outrora fora vivido por Hugh Grant; um alívio cômico diametralmente oposto ao protagonista, aqui interpretado por Tom Hollander (“Hanna”) como o tio maluco e egocêntrico de Tim; e, como não poderia deixar de faltar, uma trilha sonora sensacional que vai dos clássicos dos anos 80 nas vozes de The Cure e Nick Cave, o melhor do Pop com t.A.T.u., Sugarbabes, Amy Winehouse e Groove Armada, chegando em belíssimas canções de amor cantadas por músicos contratados exclusivamente para a produção (a banda que toca na cena do metrô).

Questão de Tempo” diverte e emociona em todos os níveis possíveis e tem reviravoltas que farão casais e familiares desabarem. Inesquecível e desde já um clássico como os citados no primeiro parágrafo desta crítica.

Ficha Técnica

Elenco:
Domhnall Gleeson
Rachel McAdams
Bill Nighy
Lydia Wilson
Lindsay Duncan
Richard Cordery
Joshua McGuire
Tom Hollander
Margot Robbie
Will Merrick
Vanessa Kirby
Tom Hughes
Clemmie Dugdale
Harry Hadden-Paton
Mitchell Mullen
Lisa Eichhorn

Direção:
Richard Curtis

Produção:
Tim Bevan
Eric Fellner

Fotografia:
John Guleserian

Trilha Sonora:
Nick Laird-Clowes

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑