Rápida Vingança (“Faster”, EUA, 2010)

Genre :

Faz jus ao título. Curto é grosso. É como se pode descrever esse longa de ação que se baseia numa única premissa: um cara que sai da prisão e vai matar todo mundo envolvido na morte do irmão. O tal cara é Dwayne Johnson, um dia conhecido como lutador The Rock que se deu muito bem no cinema, visto pela última vez na comédia os “Os Outros Caras“. Apesar de saber explorar muito bem os personagens cômicos, foi no gênero de ação que ele começou e é aqui que mostra o quão escroto um ‘bad ass mother fucker‘ pode ser.

Além da trama acompanhar a matança desenfreada, também segue o policial encarregado do caso, um viciado submisso que tem um papel chave na trama (Billy Bob Thornton de “Geração Perdida“) e um ex-nerd e atual matador de aluguel (Oliver Jackson-Cohen de “Amor à Distância“), ambos com a missão de encontrar nosso herói antes que ele mate mais gente.

Em momento algum a produção deixa muito espaço para que o público se desprenda da verdadeira ação. Quase não há subtramas, além das essenciais para definição da personalidade do trio de personagens citados. Além da edição ágil, a trilha do premiado Clint Mansell (“Cisne Negro“) prende a atenção do espectador que consegue, através da direção cuidadosa de George Tillman Jr. (lembram de “Homens de Honra“?) fazer com que a violência gráfica atinja seu auge sem se tornar apelativa ou excessiva.

Tão interessante quanto os aspectos técnicos e as atuações é um tema que sempre se torna polêmico: a vingança. Aquela sensação de bem estar quando o protagonista mata alguém que fez o mal realmente cura o mal feito? É uma discussão que mesmo feita de forma superficial, é passível de análise posterior.

Rápida Vingança” talvez seja o chamado exemplar perfeito de um filme de pura ação, onde todos os elementos conseguem se encaixar de forma orgânica e despertando a vingança por justiça que existe em todos nós.

[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Dwayne Johnson
Billy Bob Thornton
Tom Berenger
Maggie Grace
Carla Gugino
Mike Epps
Michael Irby
Sidney S. Liufau
Oliver Jackson-Cohen

Direção:
George Tillman Jr.

Produção:
Tony Gayton
Liz Glotzer
Martin Shafer
Robert Teitel

Fotografia:
Michael Grady

Trilha Sonora:
Clint Mansell

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑