Redenção (“Machine Gun Preacher”, EUA, 2011)

Genre : , ,

É muito bom saber que a vida ainda traz histórias realmente extraordinárias a serem contadas pelo cinema. E quando há a combinação entre uma história dessas com uma realização competente, o resultado consegue ser brilhante.

Gerard Butler sai do habitat que lhe deu sucesso, comédias como “Caçador de Recompensas”, e encarna Sam Childers, ex traficante e usuário de drogas que se juntou à igreja, enfrentando muitas dificuldades com a família. Para ajudar em projetos de moradia no Sudão, ele acaba conhecendo a triste realidade das guerras étnicas envolvendo crianças e decide ajudá-las. O problema é que sua personalidade difícil pode fazer dessa ajuda uma obsessão e destruir sua família, pondo em risco sua própria vida.

O que torna a trajetória do protagonista tão marcante é perceber que desde o traficante até o pastor e ao guerrilheiro, sua essência permanece coesa de forma a ajudá-lo em alguns momentos e quase causar a sua destruição moral e pessoal em outros. E Butler consegue captar muito bem essa essência e a dor do personagem e mesmo talvez não sendo um dos melhores atores do planeta, tem carisma e se aproveita muito bem do contexto físico da narrativa.

Enquanto isso o diretor Marc Foster de “007 – Quantum of Solace” percebe a força tamanha da história e dirige muito bem, mesmo algumas vezes no piloto automático, tomando o cuidado para que as cenas sejam gráficas o suficiente para chocar quando necessário, mas sem apelar. Além disso, compreende muito bem o poder da fotografia do parceiro Roberto Schaefer e compõe inclusive um design de produção impecável.

São pouco mais de duas horas de projeção muito bem utilizadas, com o bônus de se ver o verdadeiro Sam Childers em fotos e vídeos durante os créditos finais. “Redenção” é um exemplo de como se conta uma história real sem artifícios artísticos, mas com objetividade, criatividade e competência. Sensacional e emocionante.
[rating:4.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Gerard Butler
Michelle Monaghan
Kathy Baker
Michael Shannon
Madeline Carroll
Souleymane Sy Savane
Grant R. Krause
Reavis Graham
Peter Carey
Barbara Coven

Direção:
Marc Forster

Produção:
Robbie Brenner
Craig Chapman
Marc Forster
Deborah Giarratana

Fotografia:
Roberto Schaefer

Trilha Sonora:
Asche & Spencer
Thad Spencer

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑