Refém da Paixão (“Labor Day”)

Jason Reitman diretor de “Jovens Adultos” que sempre aborda temáticas envolvendo o comportamento humano, traz mais uma interessante história que mistura romance e leve suspense.

Estamos em 1987 e Kate Winslet de “Beleza Oculta” é Adele que, depois de separada do marido, entrou numa depressão profunda que a fez se afastar de tudo e dificulta até atividades triviais como dirigir um carro, sendo esta sobrecarga sentida pelo filho pré adolescente Henry (Gattlin Griffith de “Possuída”).

Numa rápida passada pelo supermercado, eles se deparam com Frank (Josh Brolin de “Ave César”), que acabara de escapar da prisão e persuade Adele a leva-lo pra casa antes de fugir. Como é feriado prolongado do dia do trabalho (esse é o título original do filme), ele não consegue transporte e vai ficando na casa e desenvolvendo um relacionamento com a mãe e o filho, enquanto pedaços do passado de cada um são revelados.

A produção se baseia em duas alavancas principais: a primeira é no desempenho do elenco e, nesse ponto Winslet e Brolin não só tem uma química irresistível, como individualmente desenvolveram particularidades profundas de suas personalidades que os tornam multifacetados mesmo antes de conhecermos as suas origens. O elo mais fraco é o ator mirim Gattlin Griffith que parece sempre com a mesma fisionomia e maneirismo até mesmo em momentos que o roteiro entrega a faca e o queijo em sua mão para roubar a cena.

A outra alavanca é a direção, a qual precisa equilibrar os flashbacks que não podem entregar tudo de uma vez, mas que precisam construir a história sem perder tempo com cenas a esmo. Inicialmente os flashbacks entram meio entrecortados denotando um certo descuido, mas depois o espectador entende que é justamente para não adiantar a surpresa, a qual diga-se de passagem, é sugerida no terceiro ato de forma magistral numa fração de segundo pelo diretor.

E se o romance é crível (importante fator) e o passado de ambos faz todo o sentido, o desfecho é carregado de uma emoção surpreendente. “Refém da Paixão” é daqueles filmes bem trabalhados onde o roteiro são os personagens com a história feita por eles numa condução sem medo de arriscar. E funciona.

Curiosidade: o diretor Jason Reitman queria tanto a presença de Kate Winslet no papel principal que esperou 1 ano para ter vaga na agenda dela e começar a filmar.

Ficha Técnica

Elenco:
Kate Winslet
Josh Brolin
Gattlin Griffith
Tobey Maguire
Tom Lipinski
Maika Monroe
Clark Gregg
James Van Der Beek
J.K. Simmons
Brooke Smith
Brighid Fleming
Alexie Gilmore
Lucas Hedges
Micah Fowler
Chandra Thomas

Direção:
Jason Reitman

Produção:
Helen Estabrook
Lianne Halfon
Jason Reitman
Russell Smith

Fotografia:
Eric Steelberg

Trilha Sonora:
Rolfe Kent

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑