Refém / Refém de um Criminoso (“Captive”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

O filme é baseado em eventos ocorridos em 2005 quando uma viciada em drogas ficou refém de um sociopata após ter cometido uma série de assassinatos. É aquele tipo de produção que vale mais pela história real do que necessariamente pela sua execução.

David Oyelowo de “Correndo Contra o Tempo” é Brian Nichols que foge da penitenciária após ser preso por estupro e mata algumas pessoas durante a fuga e cruza o caminho de Ashley (Kate Mara de “Meus Dias de Compaixão”), uma viciada em metanfetamina que tenta parar para ter de volta a guarda da filha. Ele a faz de refém no apartamento dela e passam a madrugada tensa, mas que pode servir de redenção a ambos.

Em todo filme sobre reféns sempre há certa dificuldade na gestão e tempo, pois eventos e diálogos têm que ser dinâmicos o suficiente para que o ritmo não caia no marasmo. Aqui não foi diferente: apesar de um primeiro ato interessante, a partir do cenário estabelecido, a trama passa a oscilar, principalmente porque a construção do personagem do sociopata está incompleta, fazendo com que suas motivações e decisões sejam cada vez menos relevantes na visão do espectador.

O desenvolvimento só não afunda porque se encosta no fato (e é verdade) de que tais decisões foram reais por uma pessoa que até hoje não teve sua psiquê entendida. É algo que acaba sendo tolerável justamente por ser real, mesmo que no geral o público sempre busque uma explicação para os atos de seus personagens durante a história.

A dupla de protagonistas está correta, dando o nível de seriedade necessário e ainda tem ótimas cenas depois dos créditos, mostrando as pessoas reais que sobreviveram e faleceram na época e uma interessante entrevista na Oprah, que não deixa de fazer uma certa publicidade gospel.

Refém” tem seus altos e baixos, mas mostra – mesmo que romantizada – uma interessante história de superação. Esquecível, mas também não machuca.

Curiosidades:

– Um dos carros roubados por Brian (o azul) é exatamente o mesmo que o verdadeiro Brian roubou em 2005.
– A SWAT ajudou na montagem do cenário no desfecho e alguns de seus membros não sabiam que era pra um filme e pensaram que era uma ocorrência real.
– O livro tão propagandeado no filme é “Uma Vida Com Propósito” do Pastor Rick Warren.
– A esposa de David Oyelowo, Jessica Oyelowo, faz o papel da repórter que comunica o caso.
– o título em português foi trabalhado de duas formas diferentes: “Refém” e “Refém de um Criminoso”.

Ficha Técnica

Elenco:
Kate Mara
David Oyelowo
Michael Kenneth Williams
Leonor Varela
Elle Graham
Claudia Church
Gina Stewart
Diva Tyler
E. Roger Mitchell
Richard Fullerton
Jessica Oyelowo
Michael Harding
Matt Lowe
Sydelle Noel
Mimi Rogers

Direção:
Jerry Jameson

Produção:
Lucas Akoskin
Terry Botwick
Alex Garcia
Jerry Jameson
David Oyelowo
Ken Wales
Katrina Wolfe

Fotografia:
Luis David Sansans

Trilha Sonora:
Lorne Balfe

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑