Regressão (“Regression”)

Genre : ,
Actor : , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2015

O diretor Alejandro Amenábar do ótimo “Alexandria” volta ao gênero de terror / suspense de onde sua carreira começou. Ele conta a história de um caso de estupro ligado a uma seita satânica no início da década de 90 numa pequena cidade. O caso é investigado pelo agente Bruce Kenner (Ethan Hawke de “Resgate em Alta Velocidade”), o qual aborda a jovem vítima Angela (Emma Watson de “Noé”). Com a ajuda do psicólogo Kenneth (David Thewlis, a voz do protagonista de “Anomalisa”) eles performam sessões de regressão em testemunhas para tentar captar o que realmente aconteceu, só que o próprio Bruce começa a se envolver demais com o caso e pode estar sendo ameaçado pela própria seita.

Amenábar consegue dominar a narrativa nos dois primeiros atos, desenvolvendo uma tensão que transpira graças a versatilidade de Ethan Hawke e efeitos de câmera onde algumas imagens ficam desfocadas para passar a impressão de topor. O design de produção também merece méritos por mostrar uma cidade imersa no medo através de tons cinzas e de uma chuva incômoda como se algo de ruim pairasse no ar. O suspense fica por conta das inúmeras suspeitas que passam a existir no decorrer do filme, onde todos podem de alguma forma estar envolvidos, inclusive o protagonista, cabendo ao espectador a deliciosa tarefa de descobrir o que realmente está acontecendo.

O problema é que, além do enigma não ser lá tão difícil de solucionar, o desfecho é praticamente um anti-climax, isto é, ao invés da tensão chegar ao ápice, ela se dissipa. Até que a mensagem final, sobre a difusão do medo se tornando a força motriz pelo qual uma cidade pode ser governada (uma analogia à própria Guerra do Iraque, por exemplo) é relevante, porém deixa a desejar frente ao contexto que o próprio diretor cria.

Regressão” tem um ótimo desenvolvimento, mas acaba com uma conclusão morna, como se faltasse alguma coisa. E o fato de não faltar nada incomoda.

Ficha Técnica

Elenco:
Ethan Hawke
Emma Watson
David Thewlis
Lothaire Bluteau
Dale Dickey
David Dencik
Devon Bostick
Aaron Ashmore
Adam Butcher
Jacob Neayem
Aaron Abrams
Catherine Disher
Julian Richings

Direção:
Alejandro Amenábar

Produção:
Alejandro Amenábar
Fernando Bovaira
Christina Piovesan

Fotografia:
Daniel Aranyó

Trilha Sonora:
Roque Baños

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑