Resgate (“Extraction”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2020

Imagina o que acontece quando os diretores de “Vingadores” pegam o próprio Thor, Chris Hemsworth, pra fazer um filme de ação porrada e ainda por cima, contratam como diretor o cara que era o coreógrafo de luta e dublê do Chris Evans como Capitão América em toda a saga do Universo Marvel. Não tem como dar errado!

Os irmãos Russo produzem, enquanto Sam Hargrave estréia na direção. E esse cara é tão maluco que pra fazer as cenas de perseguição, ele se amarrava nos carros para poder filmar praticamente em primeira pessoa!

O roteiro nem tem tanta surpresa: Hemsworth é Tyler, mercenário contratado junto com um grupo para resgatar o filho de um traficante em Bangladesh. Só que a própria operação foi um engodo e Tyler se vê sozinho com o garoto com a cidade inteira atrás deles.

A produção tem dois segredos relativamente simples, mas que são difíceis de materializar: o primeiro é a violência explícita, sem glamour e sem apelação, como se fosse vida real (claro que não é). Mas fazer isso parecer natural não é algo tão fácil para os diretores, mas que para Hargrave foi fundamental para subir o nível da ação.

O segundo é ser eletrizante, não deixar o espectador respirar. Há já uma consagrada cena preparada com se fosse em um só take que dura mais de 11 minutos numa perseguição desenfreada que estoura qualquer limite de adrenalina.

A ação é tão bem conduzida que as próprias falhas de roteiro –por exemplo: como o grupo mercenário se sustenta financeiramente se a operação foi uma fraude? – ficam em segundo plano e de alguma forma são absorvidas e logo diluídas no meio das outras informações bem mais interessantes que o roteiro joga na tela.

O desfecho consegue ser emblemático e ao mesmo tempo comercial como os grandes blockbusters. “Resgate” está na Netflix, mas poderia muito bem ser um daqueles filmaços do cinema e muito melhores do que a maioria de ação que a gente tem que se deslocar para assistir. Ótima surpresa!

Curiosidades:

– Apesar do filme se passar em Bangladesh, ele foi todo filmado na Índia.
– Os indianos piraram quando souberam que Chris Hemsworth iria filmar lá e muitos passaram a noite em claro para conseguir chegar perto do astro. Ele como sempre foi uma simpatia e atendeu a todos.
– O sobrenome de Tyler é Rake. Rake em português significa ancinho. E há uma cena em que ele usa um ancinho pra matar um inimigo.
– A cena em que Tyler relembra de seu filho na praia, o garoto é mesmo o filho de Chris Hemsworth.
– Há uma cena em que Tyler diz seu nome para o garoto, o qual responde que ele não tem cara de Tyler, mas sim de Brad. É uma óbvia piada com “Clube da Luta” onde Brad Pitt interpreta Tyler Durden.

Ficha Técnica

Elenco:
Chris Hemsworth
Rudhraksh Jaiswal
Priyanshu Painyuli
David Harbour
Golshifteh Farahani
Randeep Hooda
Pankaj Tripathi
Neha Mahajan
Rob Collins
Wayne Blair
Adam Bessa
Sam Hargrave
Rayna Campbell
Patrick Newall
Chris Jai Alex
Vonzell Carter

Direção:
Sam Hargrave

Produção:
Eric Gitter
Chris Hemsworth
Mike Larocca
Anthony Russo
Joe Russo
Peter Schwerin

Fotografia:
Newton Thomas Sigel

Trilha Sonora:
Alex Belcher
Henry Jackman

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑