Resident Evil 5 – Retribuição (“Resident Evil: Retribution”, EUA, 2012) ***NOS CINEMAS***

É um verdadeiro samba do crioulo doido. Aliás, com exceção da primeira parte (que não foi lá essas coisas), nenhuma das continuações fez qualquer jus a um roteiro com o mínimo de coerência.

Na bola da vez, a mulher / clone / sobre-humana Alice (Milla Jovovich fazendo o papel de sempre) está numa prisão dentro do complexo submarino Umbrella no Ártico. Então ela escapa e ao mesmo tempo que passa por várias fases malucas com zumbis, criaturas e afins como no próprio videogame, uma equipe de mercenários vai salvá-la e também passa por várias fases malucas com zumbis… enfim… a mesma coisa.

A história mesmo começa depois de meia hora de flashbacks e enrolação, pois precisa de um bom tempo pra explicar para o incrédulo espectador as mil reviravoltas absurdas de todos os filmes antecessores para que a protagonista chegasse onde está. E ainda assim não explica. O roteiro quis ganhar o espectador com a premissa de que todos os personagens dos filmes anteriores (sim, os que morreram) voltam nessa quinta parte. É claro que como clones, zumbis, criaturas ou afins.

Quem prefere o cômico ao trágico vai gargalhar quando as criaturas matam todo mundo, mas quando chegam na personagem chave, resolvem (criatura pensa?) sequestrá-la só para ser salva no final. E isso é apenas um dos milhares de clichês que insultam a inteligência do público espalhados na projeção.

Tecnicamente “Resident Evil 5” exibe as piruetas tradicionais que desafiam as leis da física e de qualquer ciência, mas o fazem com uma qualidade satisfatória. O final consegue ser mais sem pé nem cabeça ainda, abrindo a porta para a óbvia continuação.

Parece que o diretor Paul W.S. Anderson, (ir)responsável pela série inteira e casado com a própria Milla Jovovich, resolve fazer uma continuação de “Resident Evil” pra cada viagem de férias que o casal tem que pagar. Só assim se explica tamanha bobagem. É torcer pelo divórcio.
[rating:1.5]

Ficha Técnica

Elenco:Jeremy Renner …
Milla Jovovich
Sienna Guillory
Michelle Rodriguez
Aryana Engineer
Bingbing Li
Boris Kodjoe
Johann Urb
Robin Kasyanov
Kevin Durand
Ofilio Portillo
Oded Fehr
Shawn Roberts

Direção:
Paul W.S. Anderson

Produção:
Paul W.S. Anderson
Jeremy Bolt
Don Carmody

Fotografia:
Glen MacPherson

Trilha Sonora:
tomandandy

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑