Ressurreição (“Risen”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2016

Ressurreição” faz parte daquela leva de filmes bíblicos que geralmente são lançados próximos à semana santa, tal qual foi “Maria Madalena” no ano passado. A diferença desses filmes bíblicos para os filmes gospel é que o primeiro prega sem propagandear, o que já é uma vantagem.

Ambos os filmes citados se passam praticamente no mesmo momento são ambos de inspirados na Bíblia. “Ressurreição” fala sobre o fictício centurião tribuno Clavius (Joseph Fiennes de “Terra Estranha”) que depois de muitas batalhas por Roma, é assinalado com a missão de achar o corpo de Cristo que desapareceu do seu receptáculo três dias após a crucificação e impedir que os fiéis comecem a propagar que ele ressuscitou. Nessa caça, ele acaba encontrando Maria Madalena, os doze apóstolos e uma epifania.

É claramente uma produção B, dirigida por Kevin Reynolds que foi um dos responsáveis por um dos maiores fiascos da história de Hollywood, “Waterworld – O Segredo das Águas” de 1995, mas que aqui se limita a fazer uma narrativa bem orientada dentro do contexto da história original e que ao acrescentar o principal elemento fictício – o protagonista – potencializa o, digamos, milagre, pois o personagem funciona como o alter ego do espectador.

Seu arco de história é burocrático, mas com uma boa linha de raciocínio que faz sentido e situa bem o público para o tipo de narrativa que apresenta. Os aspectos técnicos são até criativos dada falta de verba, desde a cenografia, figurino, até pelos efeitos especiais que são tão poucos que em algumas cenas, preferiram editar para não passar vergonha.

Destaque para a ótima trilha sonora de Roque Baños de “Millenium: A Garota na Teia de Aranha” que talvez seja um dos poucos elementos de primeira linha, isto é, de um patamar superior da produção

Ressurreição” tem um resultado melhor do que a soma de seus elementos narrativos e técnicos, mas não consegue ultrapassar a barreira do razoável. Uma boa história religiosa.

Curiosidades:

– Há uma cena em que Clavius interroga o fiel Bartolomeu e ameaça crucificá-lo, mas não o faz. Segundo a Bíblia, Bartolomeu foi posteriormente crucificado.
– Tom Felton interpreta o braço direito de Clavius, Lucius. Ele é o eterno Lucius Malfoy de “Harry Potter”.

Ficha Técnica

Elenco:
Joseph Fiennes
Tom Felton
Peter Firth
Cliff Curtis
María Botto
Luis Callejo
Antonio Gil
Richard Atwill
Stewart Scudamore
Andy Gathergood
Stephen Hagan
Mish Boyko
Jan Cornet
Joe Manjón
Pepe Lorente

Direção:
Kevin Reynolds

Produção:
Patrick Aiello
Mickey Liddell
Pete Shilaimon

Fotografia:
Lorenzo Senatore

Trilha Sonora:
Roque Baños

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑