Revolução em Dagenham (“Made in Dagenham”)

Genre : ,
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2010

Baseado numa história real, o filme foca na primeira greve de mulheres em busca de um salário igualitário ao dos homens, que ocorreu na fábrica da Ford de Dagenham em 1968. Lideradas por Rita O’Grady, aqui interpretada por Sally Hawkins de “Blue Jasmine”, o pequeno grupo de mulheres que cuidavam da confecção dos estofados dos carros paralisa os trabalhos para negociar com a empresa e sindicatos de mentalidade predominantemente machista da época ajudado pelo único homem que as entendia, o sindicalista Albert Passingham (Bob Hoskins de “Branca de Neve e o Caçador”).

O diretor Nigel Cole que despontou em 2003 com “Garotas do Calendário” volta em sua melhor forma, pois muito além de narrar a difícil jornada da protagonista, conseguiu contextualizar todas as mudanças que estavam ocorrendo no Reino Unido e no mundo, não só por causa da revolução feminista, mas sobre a consolidação do capitalismo. E presta atenção nas pequenas coisas, desde as relações trabalhistas como as relações familiares. Tudo centrado na figura brilhante de Sally Hawkins que dá um banho de interpretação como uma mulher tímida e ao mesmo tempo determinada. Sua cena do discurso em meio a uma platéia masculina é emblemática. Destaque também para a sumida Miranda Richardson de “Harry Potter” como a primeira ministra e numa performance cheia de vitalidade.

E como todo bom filme adaptado de fatos reais, seus créditos de saída se revezam com entrevistas às personalidades reais da época dando uma autenticidade e chancelado o que foi visto na produção. Apesar de drama, “Revolução em Dagenham” é muito bem humorado com uma protagonista talentosíssima e uma condução leve e orgânica que transforma um tema que poderia ser chato, numa aula de história e de cinema.

Ficha Técnica

Elenco:
Sally Hawkins
Andrea Riseborough
Jaime Winstone
Lorraine Stanley
Nicola Duffett
Geraldine James
Bob Hoskins
Matthew Aubrey
Daniel Mays
Roger Lloyd-Pack
Robbie Kay
Andrew Lincoln
Rosamund Pike
Joseph Mawle
Kenneth Cranham
Gina Bramhill
Marcus Hutton
Rupert Graves
Miranda Richardson

Direção:
Nigel Cole

Produção:
Elizabeth Karlsen
Stephen Woolley

Fotografia:
John de Borman

Trilha Sonora:
David Arnold

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑