Rock em Cabul (“Rock the Kasbah”)

Genre :
Actor : , , ,
Country :
Release Date : 2015

Bill Murray já provou há muito tempo que é um ator para qualquer papel, do ácido “Um Santo Vizinho” ao dramático “Um Final de Semana em Hyde Park”. Mas a gente tava sentindo saudade daquele Bill Murray dos anos 80 cujo cinismo misturado com a sensação de deslocamento resultaram nos clássicos “Os Caça-Fantasmas” (o original, por favor) ou “Feitiço do Tempo” e até mesmo “Os Fantasmas Contra Atacam”.

E é exatamente isso que o diretor Barry Levinson traz, mesmo já tendo sido um dia tão relevante com os premiados “Bom Dia Vietnam” ou “Rain Man”, mas que na última década entrou na obscuridade saindo há pouco do terror bonzinho ”The Bay”.

Murray é Richie, um empresário picareta que recebe um convite para que sua agenciada Ronnie (Zooey Deschanel de “O Idiota do Meu Irmão”) faça uma turnê pelos campos americanos no Afeganistão. Só que chegando lá, ela some, rouba todo o dinheiro e documentos dele, e Richie fica completamente perdido em meio de uma cultura totalmente diferente.

Aí temos um filmaço. Só que esse “filmaço” só dura até a metade quando o roteiro muda o rumo e se transforma na história de Richie querendo levar uma cantora afegã pela primeira vez no Afegan Star, uma espécie de The Voice de lá. Daí tudo descamba. Murray tenta segurar as pontas como pode, mas a fraqueza da história consegue se sobrepor, principalmente com furos e quase nenhuma amarra rumo ao final. Tanto que praticamente todas as perguntas do longa ficam sem resposta. Aliás é nítida a impressão que o espectador começa vendo um filme e termina vendo outro. O diretor não fez o mínimo esforço para encontrar soluções coerentes. Chega a ser ridículo o desfecho de um certo confronto no terceiro ato, como se o budget do filme tivesse acabado (e as idéias também pelo visto).

Bill Murray não salva o filme, mas é uma das únicas e uma das ótimas razões para se ver “Rock em Cabul”, além da primeira meia hora.

Curiosidades:

– O título em inglês é Rock the Kasbah, título de uma música da icônica banda de rock The Clash. Infelizmente os donos dos direitos autorais da música não deixaram ela ser usada no filme.
– Os traficantes de armas interpretados por Danny McBride e Scott Caan existiram de verdade e seus personagens estarão em um filme contando a história deles, chamado Cães de Guerra e dessa vez interpretados por Miles Teller e Jonah Hill.

Ficha Técnica

Elenco:
Bill Murray
Bruce Willis
Kate Hudson
Zooey Deschanel
Leem Lubany
Arian Moayed
Scott Caan
Danny McBride
Fahim Fazli
Beejan Land
Sameer Ali Khan

Direção:
Barry Levinson

Produção:
Steve Bing
Bill Block
Mitch Glazer
Jacob Pechenik
Ethan Smith

Fotografia:
Sean Bobbitt

Trilha Sonora:
Marcelo Zarvos

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑