Rock of Ages (EUA, 2012) ***NOS CINEMAS***

Genre : ,

Adam Shankman que fez o excelente “Hairspray” prova que não é difícil fazer mais um ótimo musical seguindo regras básicas do gênero e ainda assim fazendo uma obra original.

Regra número 1: a história tem que ser simples e pode ser batida, mas deve ser bem contada. Julianne Hough que já faz seu terceiro musical após “Burlesque” e “Footloose” e a linda Sherrie que vem do interior para tentar a sorte em Hollywood e começa como garçonete num icônico bar de onde saíram bandas famosas como a fictícia Arsenal liderada por Stacee Jaxx (Tom Cruise de “Missão Impossível”). Lá ela conhece o aspirante Drew (o desconhecido Diego Boneta) e o relacionamento dos dois passará por várias turbulências enquanto perseguem seus sonhos.

Regra número 2: é possível terem músicas desconhecidas contanto que carismáticas, mas sempre, sempre tenha músicas conhecidas e de preferência em versões surpreendentes e até na forma de mash up (duas músicas incorporadas numa só). Esse é o ponto forte da produção que já começa arrebentando com Paradise City do Guns’n’Roses, fazendo uma boa raspa no pop/rock anos 80 e 90, indo de uma sensacional versão de More Than Words do Extreme, passando por Wanted Dead or Alive do Bon Jovi, Waiting for a Girl Like You do Foreigner e indo até We’re Not Gonna Take It do Twisted Sister, entre outros sucessos. Isso além de algumas belas montagens e composições originais.

Regra número 3: como o musical flerta com o absurdo pela própria essência do gênero, seus personagens devem ser caricatos na medida certa. É mais uma bola dentro do elenco. Os atores estão sempre confortáveis e chegam a ser hilários, como a relação entre os sócios do bar, com destaque para um perfeito Alec Baldwin (“Para Roma com Amor”), principalmente na cena mais homo afetiva de sua carreira. Melhor mesmo só vento Tom Cruise atuar, pois é incrível que seus melhores papéis acontecem sempre quando ele se despe do galã certinho que costuma interpretar. Na pele de um rockeiro alcoólatra, desleixado e mulherengo, ele dá um show de interpretação e arranca sempre ótimas risadas do público. Aliás, não é só na interpretação, mas nas performances também, visto que todo o elenco canta e de forma bastante satisfatória.

O diretor, além de todos esses pontos positivos, toma a acertada decisão de revezar os números musicais entre performances coreografadas e simplesmente como continuidade orgânica da história e transforma “Rock of Ages” numa ode aos anos 80 e 90, engraçada e com o melhor dos astrais. Pra quem tá na casa dos 30 e gosta de música, é quase obrigatório.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Julianne Hough
Diego Boneta
Russell Brand
Alec Baldwin
Erica Frene
James Martin Kelly
Bryan Cranston
Catherine Zeta-Jones
Celina Beach
Paul Giamatti
Tom Cruise
Anne Fletcher
Malin Åkerman
Will Forte
Mary J. Blige
Eli Roth
T.J. Miller
Deborah Gibson

Direção:
Adam Shankman

Produção:
Jennifer Gibgot
Garrett Grant
Carl Levin
Tobey Maguire
Scott Prisand
Adam Shankman
Matt Weaver

Fotografia:
Bojan Bazelli

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑