Romeu e Julieta (“Romeo & Juliet”)

A enésima adaptação do clássico livro de Shakespeare tem que ter algum diferencial. Para o cineasta italiano Carlo Carlei, esse diferencial é a fidelidade dos diálogos que (em inglês) traduzem palavra a palavra do livro cuja primeira edição foi lançada em 1597. E ele acertou, pois sem isso, seria muito difícil se destacar, mesmo assim ficando de mediano pra bom.

Com um elenco de nomes até conhecidos, mas longe de relevantes, contemplamos a rixa das famílias Montecchios e Capuleto que sofre um abalo quando Romeu da Casa dos Montecchios (Douglas Booth de “Orgulho e Preconceito e Zumbis”) e Julieta da Casa dos Capuletos (Hailee Steinfeld de “A Escolha Perfeita 2”) se apaixonam escondido das famílias e seu plano para ficarem juntos pode terminar em tragédia.

Sem a expressividade de grandes atuações, o fato dos artistas reproduzirem em tom teatral os diálogos originais ajuda a esconder seus maneirismos e a agradar ao público. A direção imprime um ritmo que surpreendentemente faz as quase duas horas de filme passarem sem cansaço mesmo com uma história que a grande maioria já conhece.

Por outro lado, o design de produção deixa a desejar, principalmente com uma cenografia asséptica que pouco se assemelharia com a obra em condições reais, bem como o figurino que vai pelo mesmo caminho, além de uma falta de criatividade, tornando até difícil distinguir os coadjuvantes.

Romeu e Julieta” tem méritos e falhas em diferentes aspectos, mas se equilibra como uma produção onde tudo é esquecível, mas pelo menos se torna um bom divertimento de momento, além da oportunidade do espectador ter um conhecimento mais profundo dessa obra de Shakespeare devido à fidelidade da narrativa.

Curiosidades:
– Apesar da fidelidade dos diálogos, a história sofreu vários ajustes. Em suma, é fiel aos diálogos, mas não exatamente à história.
– O ator que interpreta o pai de Julieta (Damian Lewis de “Sua Alteza”) já interpretou Romeu no teatro há 20 anos.

Ficha Técnica

Elenco:
Hailee Steinfeld
Douglas Booth
Kodi Smit-McPhee
Damian Lewis
Stellan Skarsgård
Paul Giamatti
Laura Morante
Tomas Arana
Natascha McElhone
Tom Wisdom
Matt Patresi
Marcus J. Cotterell
Christian Cooke
Ed Westwick
Lesley Manville
Anton Alexander

Direção:
Carlo Carlei

Produção:
Simon Bosanquet
Lawrence Elman
Julian Fellowes
Alexander Koll
Ileen Maisel
Doug Mankoff
Andrew Spaulding
Nadja Swarovski
Dimitra Tsingou

Fotografia:
David Tattersall

Trilha Sonora:
Abel Korzeniowski

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑