Rupture: Superando o Medo (“Rupture”)

Mais 5 minutos no caminho certo e este poderia ser um filme de terror / ficção científica mais digno.

Noomi Rapace de “Bright” é Renee, uma mãe de família comum, divorciada que é sequestrada por um misterioso grupo de pessoas e é submetida a seções de tortura com seus maiores medos num lugar afastado e desconhecido.

Todo o roteiro gira em torno de Renne – e por tabela o espectador – descobrirem qual o objetivo desses testes e quem são aquelas pessoas que se comportam de forma tão diferente.

O diretor Steven Shainberg de “A Pele” coloca ótimos elementos de suspense desde o início e faz com que a protagonista tenha uma visão realista dos eventos, sendo que mesmo com as emoções a flor da pele, suas atitudes não insultam a inteligência do espectador, isto é, durante praticamente toda a projeção, ela age numa linha de raciocínio lógica para a situação. A cenografia e fotografia claustrofóbica apenas aumentam a tensão provocada, chegando no ponto certo entre o suspense máximo e a curiosidade de entender quais as respostas.

É aí que mora o problema: no último ato, as respostas são pouco satisfatórias e ainda ficam perguntas essenciais sem esclarecimento. Para se ter um parâmetro, o nível de resposta, beira o tipo de experiência feita em “Titã” (só vai entender quem viu esse filme).

O desfecho caminha para algo mais interessante e que poderia até diluir o descontentamento da pouca satisfação dada pelo roteiro, só que o filme para abruptamente, como se houvesse uma interrupção não intencional. Claro que o diretor quis trazer subjetividade para o final, deixando o público se encarregar de extrapolar a partir daí, mas o tiro sai pela culatra e transforma uma promissora narrativa em algo vazio, com perda de interesse quase instantânea e esquecível.

Superando o Medo” vale pelo desenvolvimento e as cenas de suspense, além do talento de Rapace, mas como um filme de mistério, se baseia fortemente nas respostas deste e elas são pra lá de desagradáveis.

Curiosidade:

– O papel de parede no quarto onde Renee fica presa no terceiro ato tem a mesma forma do piso do icônico hotel do clássico de terror “O Iluminado”.

Ficha Técnica

Elenco:
Noomi Rapace
Michael Chiklis
Kerry Bishé
Peter Stormare
Ari Millen
Lesley Manville
Sergio Di Zio
Morgan Kelly
Mayko Nguyen
Percy Hynes White
Andrew Moodie
Jonathan Potts
Brendan Jeffers
Jean Yoon
Joel Labelle

Direção:
Steven Shainberg

Produção:
Monika Bacardi
Andrea Iervolino
Andrew Lazar
Steven Shainberg
Christina Weiss Lurie

Fotografia:
Karim Hussain

Trilha Sonora:
Nathan Larson

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑