Sangue Pela Glória (“Bleed for This”)

Genre :
Actor : , , ,
Country :
Release Date : 2016

Baseado numa história real o lutador de boxe Vinny Paz (Miles Teller de “Apenas Duas Noites”) vem de uma fase ruim de derrotas (era muito mal assessorado) quando começa a treinar com o ex técnico de Mike Tyson, Kevin (Aaron Eckhart de “Dominação”). Quando as coisas pareciam entrar nos eixos, ele sofre um grave acidente com um diagnóstico de que nunca voltaria a andar. Entretanto, sua persistência e garra vai fazer com que em meses ele volte a treinar chegando ao desafio por um título.

É basicamente um filme de boxe como tantos e uma história de superação como tantas. E o diretor Ben Younger, a bem da verdade, faz o mínimo, conduzindo a história no piloto automático. Tanto que as lutas estão longe do realismo e tensão de alguns dos grandes clássicos do gênero.

O que talvez ninguém contava é que Teller e Eckhart carregariam o filme nas costas com atuações tão grandiosas que fazem a produção pular de patamar. Miles Teller encarna a garra de Vinny com seus erros e acertos, qualidades e defeitos, trejeitos e maneirismos, exatamente como na história real e, inclusive é impressionante nos créditos finais, ver a semelhança no jeito e palavras do protagonista com o personagem da vida real. Aaron Eckhart, por sua vez se mostra um verdadeiro camaleão com um personagem completamente diferente do seu estilo usual, não só no físico como em todo seu desenvolvimento psicológico. Destaque também para o sempre competente Ciarán Hinds (“Dois Lados do Amor”) como o pai de Vinny.

Dessa forma o que poderia ser um drama esportivo se transforma num estudo de personagens onde o boxe é um mero coadjuvante, mas que seja por planejamento ou sorte (acredito mais no último), não só não dá prejuízo narrativo algum, como acaba virando um diferencial de qualidade que só tem a ganhar.

Curiosidades:

– A última luta era pra durar mais 10 minutos no corte final, mas o coreógrafo de luta foi acertado sem querer numa das cenas pelo ator que fazia o adversário de Vinny e apagou. Assim, o diretor optou por pular direto para a filmagem do final.
– No filme a primeira luta na volta de Vinny é com o boxeador Roberto Durán pelo título dos pesos super médios. Na vida real, essa foi sua sexta luta após sua volta aos ringues, tendo começado com lutas melhores.
– Aliás, Roberto Durán tem seu próprio filme cinebiográfico chamado “Punhos de Aço”, lanlado também em 2016.
– Nas primeira luta do filme, Vinny vence por nocaute. Na vida real ele venceu essa luta por pontos.
– Tal qual o boxeador Vinny, o ator Miles Teller também já sofreu um acidente quase fatal e, inclusive perdeu seu melhor amigo em outro acidente um ano depois. Desde então ele usa uma pulseira em homenagem a ele, usando até mesmo em seus filmes. Só tira quando o contexto do personagem não permite a pulseira.

Ficha Técnica

Elenco:
Miles Teller
Aaron Eckhart
Katey Sagal
Ciarán Hinds
Ted Levine
Jordan Gelber
Amanda Clayton
Daniel Sauli
Tina Casciani
Denise Schaefer
Peter Quillin
Jean Pierre Augustin
Edwin Rodriguez

Direção:
Ben Younger

Produção:
Bruce Cohen
Noah Kraft
Pamela Thur
Emma Tillinger Koskoff
Chad A. Verdi
Ben Younger

Fotografia:
Larkin Seiple

Trilha Sonora:
Julia Holter

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑