Se Eu Ficar (“If I Stay”)

Genre : ,
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

Se Eu Ficar” emociona. Isso não dá pra negar. Só que é uma emoção pasteurizada por meio de recortes de tramas já conhecidas e, aí sim um grande mérito, uma trilha sonora apaixonante.

Chloë Grace Moretz de “Carrie – A Estranha” é Mia, uma jovem aprendiz de violoncelo que começa um relacionamento com o roqueiro Adam (Jamie Blackley de “O Quinto Poder”) e tem seus pais Kat e Denny como sua base central (Mireille Enos de “Sabotagem” e Joshua Leonard de “Terror na Água 3D” respectivamente), além de seu irmãozinho e sua melhor amiga (a linda Liana Liberato de “A Face do Mal”). Enfim, vive bem e tem problemas e os dramas de todo adolescente de classe média. Até que se envolve num acidente em que sua família morre e ela entra em coma. Enquanto isso seu espírito (vamos chamar de espírito) fica vagando pelo hospital e relembrando seus momentos, enquanto se mantém o suspense se ela acorda ou não do coma.

De cara dá pra perceber que a produção é uma espécie de mistura entre “A Culpa é das Estrelas” (trocando o câncer pelo coma) com “Um Olhar do Paraíso” (sem os efeitos especiais). Não que diminua a carga dramática, mas os elementos copiados destes outros filmes plagiam com tal intensidade que é difícil não sentir um incômodo. Falando em incômodo, também é duro entender a natureza do “espírito” da protagonista, pois este não atravessa paredes, comportando-se fisicamente como um ser humano normal e chegando a tocar nas pessoas sem que elas a sintam. Porque ela não tenta puxar alguém pra ver o que acontece? Ou mover alguma coisa? Dessa forma o roteiro explora pouquíssimo as possibilidades do contexto, mesmo que a intenção mesmo seja a de remontar seu passado.

Mas é nesse caleidoscópio pretérito que a obra ganha sua força, grande parte por estar embalada de uma trilha sonora impecável do nosso brasileiríssimo Heitor Pereira (“Os Smurfs 2”) que é magistral tanto na composição orquestrada quanto na escrita de músicas feitas especialmente para o filme. Curiosidade: quem canta a maioria das músicas é mesmo o ator Jamie Blackley e a banda Willamette Stone formada para o filme.

Se Eu Ficar” é uma montagem de clichês que sempre funcionaram onde a cola musical potencializa seus efeitos dramáticos. Preparem os lenços.

Ficha Técnica

Elenco:
Chloë Grace Moretz
Mireille Enos
Jamie Blackley
Joshua Leonard
Liana Liberato
Stacy Keach
Gabrielle Rose
Jakob Davies
Ali Milner
Aisha Hinds
Gabrielle Cerys
Lauren Lee Smith

Direção:
R.J. Cutler

Produção:
Denise Di Novi
Alison Greenspan

Fotografia:
John de Borman

Trilha Sonora:
Heitor Pereira

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑