Seberg Contra Todos (“Seberg”)

Da Amazon vem essa biografia de Jean Seberg atriz americana que morava na França que se tornou conhecida após entrar na causa negra na década de 60, fazendo largas doações para diversos grupos de afirmação racial. O problema é que um deles eram justamente Os Panteras Negras que defendiam a luta armada e eram considerados terroristas pelo governo americano. Então a CIA passa a espioná-la e inicia uma campanha de descrédito à sua imagem, inclusive com vazamentos calculados e fake News (qualquer semelhança com a atualidade não é mera coincidência).

Kristen Stewart de “Ameaça Profunda” interpreta Seberg com todos os seus maneirismos usuais, mas que não atrapalham, dando inclusive certo charme à protagonista. Tão ou mais interessante quanto é o personagem de Jack O’Connell (“Jogo do Dinheiro”) como o Agente Solomon que participa de toda a conspiração contra a atriz, mas se sente culpado por entender que ela não era para ser o alvo principal, mas apenas um efeito colateral (e olha que como ator, ainda é um pouco limitado).

O roteiro é inteligente em não pintar Seberg como uma heroína, visto que suas decisões são dúbias e talvez até egoístas numa tentativa de se expor na mídia sob pretexto de fazer a diferença. E essa dubiedade Stewart consegue transpassar muito bem, deixando o julgamento para o espectador.

Só que a partir da metade, o ainda desconhecido diretor Benedict Andrews parece bater na mesma tecla até o fim: o fato da protagonista estar obcecada em achar alguma escuta da CIA (o que ela está correta) e como isso vai minando seu psicológico. Isso se estende até o fim do filme, mas nunca parece evoluir, como se a atriz chegasse num ponto máximo logo no início desse arco narrativo e se mantivesse estável em sua obsessão, sendo mais interessante a evolução do Agente Solomon e como ele lida com esses eventos.

Seberg Contra Todos” tem uma relevante mensagem de como se manipula a opinião pública, mas escorrega num ritmo monótono a partir da metade e só recupera no final, desperdiçando um valioso tempo onde poderia ser melhor desenvolvido.

Ficha Técnica

Elenco:
Kristen Stewart
Yvan Attal
Jack O’Connell
Margaret Qualley
Colm Meaney
Vince Vaughn
Stephen Root
Zazie Beetz
Anthony Mackie
Victoria Barabas
Celeste Pechous
Laura Campbell
Gabriel Sky

Direção:
Benedict Andrews

Produção:
Marina Acton
Fred Berger
Kate Garwood
Stephen Hopkins
Brian Kavanaugh-Jones
Bradley Pilz
Alan Ritchson

Fotografia:
Rachel Morrison

Trilha Sonora:
Jed Kurzel

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑