Sem Dor, Sem Ganho (“Pain & Gain”)

Genre : ,
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2013

Depois de passar anos destruindo o mundo diversas vezes com filmes descerebrados como “Transformers”, o diretor demolidor Michael Bay finalmente resolveu fazer algo com um budget bem menor e, mesmo preservando a sua marca de filmagem, o resultado saiu bem melhor do que se poderia esperar.

Baseado num curioso caso real, a produção é uma espécie de comédia de erros (parecido com o clássico dos irmãos Coen “Fargo” salvo as devidas proporções), sobre três fisiculturistas que sequestram um empresário, tomam todos os bens dele e quase (digo quase) se dão bem. O mote é a máxima das pessoas que cultivam os músculos, mas não trabalham o cérebro, o que os transformam nos Três Patetas do crime.

Alias, começando pelo elenco, todos estão engraçadíssimos: Mark Wahlberg (“O Grande Herói”) é Daniel, o protagonista, aquele tipo de imbecil musculoso que acha que tem uma mente superior, mas no fundo não faz a menor idéia do que está dizendo; Dwayne Johnson (“Velozes e Furiosos 6”) é Paul, ex presidiário que se converteu ao evangelho e facilmente manipulável; e Anthony Mackie (o Falcão de “Capitão América 2”) é Adrian, outro idiota que ainda tem complexo de inferioridade por causa do tamanho do pênis, principalmente quando se torna impotente após injetar tanta bomba.

A química entre os atores é excelente. E melhora com as intervenções das narrações em off onde cada personagem exprime sua percepção a respeito daquilo que participa. Num determinado momento Adrian pensa “Sei que tudo o que Daniel tá falando é papo furado, mas a idéia é excelente” e isso traduz exatamente o comportamento quase disléxico do grupo. E ainda tem o ótimo Tony Shalhoub da finada serie “Monk” como o empresário que é tão inescrupuloso e arrogante que faz com que o espectador passe a torcer a favor dos verdadeiros criminosos.

O diretor ainda acerta em intervenções narrativas com pausas e legendas, como se preparando o espectador para as próximas cenas, o que se torna ainda mais cômico pela previsibilidade das mesmas. Num dado momento, quando tudo vai se tornando muito absurdo, ele para e legenda “Sim, isso ainda continua sendo uma história real” (o que é só em parte, pois Bay tomou várias liberdades criativas para apimentar o roteiro). Ele ainda faz homenagens a seus filmes antigos quando referencia “Bad Boys 2” na sequencia filmada sem pausa sendo passada de um cômodo a outro e voltando através do buraco numa parede.

Sem Dor Sem Ganho” é diversão garantida e muita risada, principalmente pra quem entender e comprar a proposta.

Ficha Técnica

Elenco:
Mark Wahlberg
Dwayne Johnson
Anthony Mackie
Tony Shalhoub
Ed Harris
Rob Corddry
Bar Paly
Rebel Wilson
Ken Jeong
Michael Rispoli
Keili Lefkovitz
Emily Rutherfurd
Larry Hankin
Tony Plana
Peter Stormare

Direção:
Michael Bay

Produção:
Michael Bay
Ian Bryce
Donald De Line

Fotografia:
Ben Seresin

Trilha Sonora:
Steve Jablonsky

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑