Sem Proteção (“The Company You Keep”)

Robert Redford sem dúvida é um ícone do cinema, devido a tantas contribuições. Além de ter sido um dos grandes galãs e atores dos anos 60 e 70, é um dos fundadores do Festival Sundance de Cinema Independente. Com toda essa bagagem, fica difícil entender a dificuldade que ele tem para imprimir um ritmo numa história, mesmo que esta seja original e interessante. Que dirão seus últimos, o fraquíssimo “Leões e Cordeiros” ou o apenas razoável “Conspiração Americana”.

Mais uma vez usando a temática política, ele fala de um grupo de ativistas que na época da Guerra do Vietnan que foi responsável por alguns atentados que geraram uma morte, dentre outros transtornos. O jornalista gaiato Ben (Shia LaBeouf, eternamente conhecido por “Transformers”) sem querer descobre a identidade de um desses membros, o advogado Jim (Redford) que outrora se chamava Nick e é então que o FBI empenha uma caçada pela sua captura, principalmente por ser o principal suspeito do atentado com morte. Enquanto Nick traça um perigoso plano pra virar o jogo, Ben tenta ficar à frente de seus passos, ao passo que o agente do FBI (Terrence Howard que já fez outro agente em “A Tentação”) e uma conspiração começa a se desdobrar.

Com tantos segredos interessantes e possibilidades de ação ininterrupta, a produção se arrasta vagarosamente, só que sem desenvolver corretamente os personagens, muito menos o protagonista. E olha que quase não há cartaz que consiga abrigar tantos nomes fortes e de ganhadores de prêmios. Mesmo assim não há contexto para expressão de suas personalidades, além de diálogos pseudo idealistas e patrióticos, como por exemplo no quase insuportável embate de idéias entre o personagem de Redford e um membro chave da extinta facção em seu último ato.

Com um anti clímax sem tamanho, “Sem Proteção” é um desperdício de talentos e de uma história que poderia ser digna de um grande suspense. Sobra desapontamento.

Ficha Técnica

Elenco:
Robert Redford
Shia LaBeouf
Julie Christie
Susan Sarandon
Nick Nolte
Chris Cooper
Terrence Howard
Stanley Tucci
Richard Jenkins
Anna Kendrick
Brendan Gleeson
Brit Marling
Sam Elliott
Stephen Root
Jackie Evancho

Direção:
Robert Redford

Produção:
Nicolas Chartier
Bill Holderman
Robert Redford

Fotografia:
Adriano Goldman

Trilha Sonora:
Cliff Martinez

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑