Sem Rastros (“Leave No Trace”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2018

Ben Foster de “A Qualquer Custo” e a revelação de “Jojo Rabbit” Thomasin McKenzie são pai e filha que vivem como indigentes num bosque de uma grande cidade. Quando são descobertos, tentam se adaptar a uma vida mais normal, mas Will, o pai, não consegue, provavelmente por causa de um stress traumático pós guerra que deve ter piorado após a perda da esposa.

A jornada de provação dos dois personagens é bastante comovente e ambos os artistas tem grande carisma que captura a atenção e a afinidade do espectador, principalmente porque Tom (a filha) vai entendendo que sua visão de vida difere em muito da de seu pai, mas que a condição dele é mais forte que o querer, o que os faz terem que tomar duras decisões próximo ao desfecho.

O roteiro peca apenas no prenúncio, já que quer deixar subjetivo o passado do problema de Will. O problema é que ele esconde tanto os fatos que prejudica a própria leitura que o público faz o do protagonista: não se sabe o quanto tempo ele morava no bosque e portanto não se identifica as marcas pessoas e lembranças que ele e sua filha Tom tem do passado, de seu modo normal de viver e até mesmo de sua esposa.

Dessa forma fica mais custoso entender as escolhas que cada um fazem por não se situar essa jornada emocional de cada um nas respectivas linhas do tempo, o que é uma pena, pois um ou dois minutos de esclarecimento bastaria. Seja como for, essa decisão artística teve impacto no sentimento que a produção quis transmitir.

Sem Rastros” é um bonito drama de personagens, mas que empurra o público para um presente cego que ele tem que aceitar. Foi o famoso “aceita que dói menos”.

Curiosidades:

– A decisão artística de deixar muita coisa no ar partiu de Bem Foster. Ele trabalhou com o roteirista e removeu 40% dos diálogos presentes.
– O último ato foi filmado no primeiro campo de nudismo fundado nos EUA em 1933.
– No fim dos créditos aparece uma folha caindo no formado do medalhão de Will.
– Na cena em que o médico da comunidade verifica as feridas de Will, a bolsa de médico que ele leva é a do próprio ator na época em que ele serviu no Iraque.

Ficha Técnica

Elenco:
Ben Foster
Thomasin McKenzie
Jeffery Rifflard
Derek John Drescher
Michael Draper
Peter Simpson
Erik McGlothlin
Dana Millican
Alyssa McKay
Ryan Joiner
Michael J. Prosser
Jeff Kober
Spencer S. Hanley

Direção:
Debra Granik

Produção:
Anne Harrison
Linda Reisman
Anne Rosellini

Fotografia:
Michael McDonough

Trilha Sonora:
Dickon Hinchliffe

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑