Sentimentos que Curam (“Infinitely Polar Bear”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country :
Release Date : 2014

Filme honesto é aquele que quer apenas contar uma história e romantiza-la sem nunca insultar a inteligência do espectador. E a honestidade narrativa é a proposta dessa produção que se passa nos anos 70 e traz o excelente Mark Ruffalo (o Hulk de “Vingadores”) como Cam um maníaco depressivo bipolar casado com Maggie (Zoe Saldana que compartilha do universo Marvel com “Os Guardiões da Galáxia”). Já com duas filhas, o casamento se deteriora na medida em que sua condição psicológica se agrava com seus altos e baixos. Meses depois, por conta de sua situação financeira, eles decidem se unir novamente apenas para que Cam cuide dos filhos enquanto Maggie possa estudar fora, o que desenvolve uma nova relação entre eles.

Primeiramente Mark Ruffalo está genial e interpreta na medida certa sem maneirismos e sem poupar os personagens nos momentos de surto. Aliás, ele compra o conceito da obra de ser honesto, visto que o roteiro jamais busca uma saída fácil ou edificante para os problemas dessa família. Pelo contrário: acrescenta ainda temas bastante relevantes como o racismo e as dificuldades de trabalhos para as mulheres nos anos 70. É interessante uma cena em que a filha deles claramente branca é confrontada pela mãe (Zoe Saldana, negra, belíssima por sinal) que diz que a filha deve se auto proclamar negra pela raça e não pela cor, demonstrando uma espécie de racismo às avessas, tema pouco explorado na arte e na vida real. Aliás, tanto Ruffalo, Saldana e as trizes mirins que interpretam a filha do casal tem uma química de perfeita sintonia.

E talvez o maior mérito é ter explorado todos esses temas tão delicados com uma leveza que não abate o público e agrada sem ser meloso ou trazer finais felizes óbvios. “Sentimentos que Curam” é um filme que não termina com o fim e se constrói da melhor maneira na mente de cada um. Ótima lição!

Ficha Técnica

Elenco:
Mark Ruffalo
Zoe Saldana
Imogene Wolodarsky
Ashley Aufderheide
Nekhebet Kum Juch
Manoah Angelo
Muriel Gould
Tod Randolph
Beth Dixon
Keir Dullea

Direção:
Maya Forbes

Produção:
Sam Bisbee
Bingo Gubelmann
Benji Kohn
Galt Niederhoffer
Wallace Wolodarsky

Fotografia:
Bobby Bukowski

Trilha Sonora:
Theodore Shapiro

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑