Serena

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2014

A cineasta dinamarquesa Susanne Bier era craque em fazer filmes de amor cabeça, às vezes mais pesados como “Coisas que Perdemos Pelo Caminho” e às vezes mais leves como “Amor é Tudo o que Você Precisa”. E filmes cabeça – ou beirando o estado da arte – sempre andam naquela tênue linha que separa o brilhantismo da chatice e muitas vezes provocam discussões entre cinéfilos e a turma mais comercial. Mas não teve jeito: dessa vez ela atravessou a linha da chatice.

Essa produção que tem um design de primeira linha fala sobre o empresário George (Bradley Cooper, a voz do guaxinim Rocket de “Guardiões da Galáxia”) que em meio à grande depressão americana da década de 30, aposta suas fichas na construção de uma ferrovia em lugar de um parque florestal, coisa que não é bem vista por todos na cidadezinha onde implantou seu negócio. Nesse meio tempo, conhece Serena (Jennifer Lawrence de “Passageiros”), mulher à frente de seu tempo, mas com traumas que a levam a ter uma relação obsessiva com George, a qual vai guiar seus negócios e entrar numa espiral perigosa e difícil de sair.

Uma premissa que poderia dar um ótimo suspense romântico se perde porque mesmo com quase duas horas de duração, a diretora parece entrecortar toda a história sem nenhum desenvolvimento. Quando o espectador começa a absorver determinado evento, a cena já pula para outro acontecimento mesmo sem vínculo aparente ou continuidade. Por exemplo, mal George conhece Serena, eles se casam, ela toma conta dos negócios, acontece primeiro evento importante e já acontece o segundo e já pula para outro, e assim a diretora conduz tentando dar uma dinâmica ágil, mas com efeito inverso, apenas cansa o espectador.

E se isso tira a coerência de boa parte da trama, Jenifer Lawrence também não ajuda, exagerando na dose de mulher empoderada e meio louca, numa performance engessada que parece não compreender a própria personalidade. Talvez o único grande destaque é a fotografia de Morten Søborg, parceiro da diretora em seus filmes, que não só retrata o também belo trabalho da cenografia e reconstituição de época, como também dá um colorido exuberante na floresta onde se passa grande parte da trama.

Serena” é uma frustrada tentativa de fazer arte sem se preocupar com importantes elementos como continuidade e coerência, virando pequenas esquetes de personagens que são pobremente explorados e portanto não criam conexão com o público.

Curiosidades:

– Feito logo após “O Lado Bom da Vida”, Jenifer Lawrence que recomendou Bradley Cooper por ter gostado de ter trabalhado com ele naquele filme.
– Por problemas de distribuição, o filme demorou 2 anos para ser lançado nos cinemas.

Ficha Técnica

Elenco:
Bradley Cooper
Jennifer Lawrence
Rhys Ifans
Toby Jones
David Dencik
Sean Harris
Ana Ularu
Sam Reid
Conleth Hill
Charity Wakefield

Direção:
Susanne Bier

Produção:
Susanne Bier
Ben Cosgrove
Ron Halpern
Paula Mae Schwartz
Steve Schwartz
Todd Wagner
Nick Wechsler

Fotografia:
Morten Søborg

Trilha Sonora:
Johan Söderqvist

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑