Sergio

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2020

A adaptação de parte da carreira do diplomata brasileira da ONU Sérgio Vieira de Mello que faleceu em 2003 no Iraque num ataque terrorista e que causou na época grande comoção nacional é um bom filme, mas fez algumas escolhas um tanto questionáveis.

A primeira delas é que ele é indubitavelmente um herói, o que tira algumas camadas de uma performance mais profunda, mesmo que interpretado por um ator do quilate do nosso Wagner Moura, visto no cinema há algum tempo em “Trash – A Esperança Vem do Lixo”.

O roteiro remonta sua estada no Timor Leste, missão da qual teve grande êxito e que o impulsionou para a desagradável missão no Iraque que iria culminar com sua morte. Também mostra como conheceu a sua amante Carolina (a deusa cubana Ana de Armas de “Entre Facas e Segredos”) e, de tão herói que foi desenhado, sua relação extraconjugal é praticamente o romance central da história.

Outra decisão controversa foi a linha narrativa. O cineasta Greg Barker até então só havia feito documentários, dentre eles, um sobre o próprio Sérgio de Mello em 2009. Aqui ele conta a história num grande revezamento temporal, indo e voltando no tempo para tentar montar a personalidade de Sérgio baseado em determinados fatos. O efeito benéfico é que ele consegue desenhar exatamente o personagem da maneira que ele concebeu. O efeito colateral é que o espectador tem apenas uma parte do protagonista e não cria uma afinidade, a não ser que tenha pleno conhecimento de quem ele foi. Então ele acaba tendo um desfecho muito mais “hollywoodiano” do que o real, já que sua personalidade não foi construída, mas sim montada.

Sergio” tem elementos que contam uma boa história do diplomata brasileiro, mas tem uma narrativa intrincada demais que parece querer apenas elevar o protagonista ao nível de herói a qualquer custo, impedindo a profundidade que a obra merece.

Curiosidades:

– Os filhos de Sergio no filme são realmente os filhos de Wagner Moura.
– Apesar da comoção pela morte de Sergio, a ONU pouco investiugou o caso o que causou revolta em vários membros da comunidade, principalmente em Carolina, que várias vezes discursou e protestou contra o pouco caso feito pela organização e pelos EUA.

Ficha Técnica

Elenco:
Wagner Moura
Ana de Armas
Brían F. O’Byrne
Bradley Whitford
Garret Dillahunt
Clemens Schick
Will Dalton
Pedro Hossi
Sahajak Boonthanakit
Clarisse Abujamra
Eduardo Melo
João Barreto
Vanja Freitas

Direção:
Greg Barker

Produção:
Wagner Moura
Brent Travers

Fotografia:
Adrian Teijido

Trilha Sonora:
Fernando Velázquez

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑