Sete Homens e um Destino (“The Magnificent Seven”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2016

Com o diretor Antoine Fuqua de “Nocaute” não tem erro: ele consegue transformar qualquer gênero numa dinâmica de ação de alto calibre, inclusive usando velhos clichês com frescor surpreendente.

É o caso dessa refilmagem do clássico homônimo de 1960 que por sua vez é um remake de “Os Sete Samurais” de 1954. Denzel Washington que recentemente trabalhou com Fuqua em “O Protetor” é Chisolm um mercenário de bom coração (alerta clichê) que é contratado para livrar uma cidadezinha do velho oeste americano das maléficas garras do mortífero Bogue (Peter Sarsgaard de “O Dono do Jogo”) e seu bando.

O elenco é de primeiríssima linha desde Chris Pratt (“Jurassic World”) praticamente desempenhando uma espécie de co-protagonista e óbvio alívio cômico, passando pelo melancólico personagem de Ethan Hawke que volta à parceria com Fuqua e Washington depois do premiadíssimo “Dia de Treinamento”, até o surpreendente Vincent D’Onofrio (o sensacional Wilson Fisk da série “O Demolidor”) roubando todas as cenas numa mistura cômico-dramática.

O diretor acerta em cheio no ritmo e na execução da ação que, praticamente ininterrupta, dá pequenos espaços para respirar, mas sempre conservando a tensão de que algo pode acontecer, bem como revezando com momentos levemente cômicos que não diluem o senso de perigo e urgência. Soube fazer a distribuição espacial de todas as cenas, fazendo o espectador sempre se localizar mesmo com a câmera se revezando constantemente entre os sete mocinhos nos diversos pontos da cidade principalmente no último ato. Palmas para a cenografia que cuidou dos mínimos detalhes para que as locações fossem realistas ao máximo, o que aliado à belíssima fotografia do sempre colaborador do diretor, Mauro Fiore, dá uma plasticidade de superprodução.

Finalmente, chegamos a inspiradíssima trilha sonora do saudoso James Horner (“Os 33”), cujo trabalho foi o último antes de falecer, pois não somente captou o espírito do western dos anos 60, como também foi fiel ao original, chegando ao ponto de reproduzir um upgrade irrepreensível da trilha oficial nos créditos finais.

Sete Homens e Um Destino” é um manufaturado que tem no diretor, uma das poucas pessoas a dar uma demão original, transformando o lugar comum em surpresa e captando uma linha narrativa que não deixa o público parado. Ação pura e das melhores.

Curiosidades:

– O cavalo de Faraday é o mesmo do filme “Cavalo de Guerra”.
– A cabana de Jack é a mesma usada no filme “Bravura Indômita”.

Ficha Técnica

Elenco:
Denzel Washington
Chris Pratt
Ethan Hawke
Vincent D’Onofrio
Byung-hun Lee
Manuel Garcia-Rulfo
Martin Sensmeier
Haley Bennett
Peter Sarsgaard
Luke Grimes
Matt Bomer
Jonathan Joss
Cam Gigandet
Emil Beheshti
Mark Ashworth

Direção:
Antoine Fuqua

Produção:
Roger Birnbaum
Todd Black

Fotografia:
Mauro Fiore

Trilha Sonora:
Simon Franglen
James Horner

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑