Sete Minutos Depois da Meia-Noite (“A Monster Calls”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2016

O diretor espanhol J.A. Bayona completa sua trilogia sobre a força da infância após os belíssimos “O Orfanato” e “O Impossível”, entrando na mente de uma criança prestes a perder sua mãe na luta pelo câncer.

Lewis MacDougall (“Peter Pan”) é Connor que dia após dia vê sua mãe (Felicity Jones de “Star Wars: Rogue One”) definhando e tentando novos tratamentos por causa do câncer, enquanto reluta na idéia de morar com a sua avó (Sigourney Weaver de “Chappie”), caso o pior aconteça.

Sua mente turbulenta acaba produzindo a visão de uma criatura (dublada por Liam Neeson de “Silêncio”) como uma imensa árvore que vai leva-lo a histórias que lá na frente farão todo o sentido em torno de sua condição.

Bayona já tinha provado isso antes e agora só confirma o conhecimento dele sobre o comportamento humano, principalmente as metáforas que ele usa para ilustrar os sentimentos de Connor traduzido pelo seu monstro e as histórias que ele conta. Tanto é que o clímax – e porque não dizer a reviravolta – é uma das verdades sentimentais mais obscuras do ser humano e por outro lado a mais humana, a qual o diretor sabiamente evoca um tom épico, mas deixa essa verdade fluir com uma simplicidade que emociona bastante no terceiro ato.

Os efeitos especiais são corretíssimos e as animações das histórias transferem a mensagem e a emoção naturalmente. As imagens e sequencias conduzidas pelo diretor de fotografia Oscar Faura (“O Jogo da Imitação“) sempre mostram algo mais com edições certeiras (as cenas de Connor correndo de tristeza em vários ambientes) e enquadramentos afiados (a tomada aérea do cemitério no climax, por exemplo). O destaque vai para a sensacional trilha sonora de Fernando Velázquez (“Amor e Revolução”) que envolve ao ponto do filme terminar e a gente não querer desligar, pois até os créditos finais são tocantes.

Sete Minutos Depois da Meia Noite” é uma emblemática obra que usa simbolismos para traduzir emoções até que elas se mostrem de cara e, por essa hora, o espectador já está com o coração na mão. Muito necessária.

Curiosidades:

– O filme e baseado no livro que Siobhan Dowd começou a escrever, porém morreu logo no início. Seu colega Patrick Ness abraçou sua idéia e terminou o livro, dando os créditos para Dowd.
– Liam Neeson aparece numa foto como o avô de Connor em duas cenas rápidas.

Ficha Técnica

Elenco:
Lewis MacDougall
Sigourney Weaver
Felicity Jones
Liam Neeson
Toby Kebbell
Ben Moor
James Melville
Oliver Steer
Dominic Boyle
Jennifer Lim
Max Gabbay
Morgan Symes

Direção:
J.A. Bayona

Produção:
Belén Atienza

Fotografia:
Oscar Faura

Trilha Sonora:
Fernando Velázquez

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑